Quem nunca se autossabotou, que jogue a primeira pedra
Gerenciar o seu negócio parece exigir um grande esforço, o que acaba te deixando frustrado e exausto, assim a consultora de negócios Maria Kathlyn Tan escreveu sobre a autossabotagem e como ela pode prejudicar sua empresa. Veja se consegue se identificar com alguma forma a seguir:
1. Você se compara com todo mundo
Não há problema em analisar outros empreendedores para estudar possibilidades de como solucionar problemas ou para descobrir o que está bombando no mercado atualmente. Mas a comparação se torna fonte de sabotagem quando você passa a acreditar que aquela trajetória de sucesso é a única possível. Lembre-se: somos sete bilhões de pessoas no mundo e cada um de nós é diferente. Todos temos obstáculos e vitórias, valores e opiniões.
Portanto, seus mentores devem servir de inspiração para a sua jornada, para que você encontre seu próprio caminho.
2. Você está correndo o tempo todo
Você tem grandes objetivos e grandes sonhos, e está trabalhando duro para conquistar todos eles. Não há nada de errado nisso, certo? Mas a sabotagem acontece quando você não se dá tempo suficiente para ver os resultados.
Aliás, é improvável que você chegue a um milhão de seguidores em uma semana ou garanta um faturamento milionário no primeiro mês, independentemente de quanto tempo e esforço você empregue no seu negócio. Siga em frente e seja paciente. Acredite no processo.
3. Você é perfeccionista
É claro que você quer ser o melhor no que faz, mas é importante reconhecer quando essa ambição está se limitando. Sempre haverá espaço para se aperfeiçoar, e se você decidir ser muito exigente, até com o que não tem tanta importância, estará se sabotando. Portanto, o perfeito não existe.
Assim, batalhar infinitamente pela perfeição só vai te sobrecarregar, porque seu trabalho nunca vai parecer completo. Aceite que chegar perto do perfeito é suficiente, mesmo que não seja o que você imaginou inicialmente. Tenha foco no progresso, não na perfeição. Aliás, lembre-se: se até a Apple lança produtos que precisam de atualizações, você também pode.
4. Você está forçando aceitação
Uma verdade dura: seu negócio não será aceito por todos. Você não está aqui para agradar às massas. Se você sempre tenta direcionar o seu conteúdo para atrair um certo público, sem que ele seja o que te deixa animado e feliz, isso pode ser um sinal de autossabotagem no seu negócio.
Quando você foca no que te ilumina, a mágica acontece. Investir na sua paixão vai fazer o seu público ideal te encontrar.
5. Você está apressado
Muitos acreditam que estar sempre ocupado e exausto é motivo de orgulho, especialmente no mundo corporativo. Se você não estiver correndo, pode sentir que não pertence a esse espaço ou que há algo de errado com seu negócio.
Lembra da fábula da lebre e da tartaruga? Apesar de mais lenta, foi a tartaruga quem ganhou a corrida, porque manteve o seu ritmo. Se ela fosse empreendedora, pode ter certeza que não tentaria lançar cinco produtos de uma vez enquanto cuida do rebranding e absorve novas tarefas. Essa rota só levará ao burnout.
Pare de se apressar. Encontre um ritmo gerenciável, tenha as suas prioridades claras e dê um passo de cada vez.
6. Você se esquece das coisas boas
É saudável estudar formas de melhorar. Mas se você esquecer de suas vitórias ou deixá-las de lado, estará se autossabotando.
Separe um tempo para celebrar suas conquistas, mesmo as pequenas. Assim, a onda de dopamina que sentirá após fazer esse exercício apreciar o feedback de um cliente, uma venda importante ou uma oportunidade nova renovará a sua energia e motivação para seguir em frente.
Quanto mais você refletir sobre sua trajetória, mais clara será a sua visão sobre onde quer chegar.
7. Você quer estar inspirado o tempo todo
Quem não gosta de estar inspirado? Mas isso não pode acontecer o tempo inteiro. O ciclo de um negócio inclui períodos de criatividade e crescimento, mas também de implementação. Um fluxo frequente de inspiração e criatividade pode fazer com que você se sinta sobrecarregado.
Imagine a seguinte situação: sua mente está constantemente cheia de ideias para o seu negócio, mas você nunca consegue parar para tirá-las do papel. É o pesadelo de qualquer criador.
Contudo, tente fazer uma lista com as ideias que surgem quando estiver inspirado. Então, quando estiver passando por uma fase sem criatividade, pode recuperar algo já pensado e dar continuidade.
Uma das razões pelas quais as pessoas empreendem é para ter liberdade. Se você se sente preso em qualquer uma das sete áreas listadas acima, provavelmente já sabe como isso o afasta dessa liberdade, além de sufocar o crescimento geral do seu negócio. Agora você pode se desprender e se mover rumo à liberdade e ao sucesso que deseja.
Fonte: revistapegn