Percentual está abaixo de 2% em 4 estados; dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021
Levantamento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 mostra que somente 5% dos estudantes do Ensino Médio da rede pública têm aprendizado considerado adequado em matemática. Em 2019, eram 7%.
Em quatro estados, o índice de alunos prestes a concluir a Educação Básica na rede pública, e com aprendizado considerado adequado em matemática, não chega a 2% e não há nenhum estado do país que o indicador se destaque. Mas, o Espírito Santo, com apenas 11,2%, é o que possui o percentual mais alto para a etapa.
Língua Portuguesa apresenta uma situação melhor, mas os números, ainda assim, estão longe do almejado: 31,3% dos alunos do Ensino Médio da rede pública têm aprendizado adequado na disciplina. Em 2019, eles somavam 34%.
Dessa forma, os dado foram tabulados pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e estão disponíveis na plataforma QEdu.
Nos anos finais, o percentual, que já não era alto, cai significativamente e chega a 15,3% – em 2019, eram 18%.
Sendo assim, a pandemia de Covid-19, que deixou as escolas sem aulas presenciais por um longo período em 2020 e 2021, agravou a situação.
Uma das hipóteses para essa queda maior nos anos iniciais em comparação ao cenário de pré-pandemia é a dificuldade de se ensinar a disciplina de forma remota, além da dificuldade por parte das famílias de dar suporte aos filhos.
língua portuguesa
Em língua portuguesa, o aprendizado é melhor, mas ainda longe do esperado. A média geral dos alunos de Ensino Médio em escolas públicas que aprendem dentro do esperado para esse patamar de ensino é de 31,3%. Em São Paulo, a média é de 39%. No Rio está em 29%. Os melhores indicadores também dizem respeito ao estado do Espírito Santo, com 42,6% dos estudantes dentro do nível projetado para essa fase escolar. Em 2019, essa média nacional somava 34%.
Fonte: cnn brasil