Serviço irá atender toda a região, que conta com mais de 100 mil habitantes
Nesta quinta-feira (8) realizada a Solenidade de Abertura de Atendimento 24 horas da 4ª Delegacia de Polícia das Moreninhas. Então, o horário estendido irá facilitar o acesso da população à polícia após às 18h, aos fins de semana e feriados.
“A Polícia Civil está sempre e cada vez mais próxima da população. Sabemos o quantitativo populacional que existe nessa área. Por exemplo, mais de 100 mil pessoas a atendidas, cujos problemas, cujos crimes, cujos momentos de dificuldade, a partir das seis da tarde e nos finais de semana, nos feriados, tinham que se deslocar mais de 15 quilômetros para o registro de uma ocorrência policial”, afirmou Roberto Gurgel, delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.
Por isso, a partir de hoje, a 4ª Delegacia de Polícia das Moreninhas já começa a funcionar 24 horas. Então, Sueli Araújo Lima Rocha, delegada titular da 4º Delegacia de Polícia, reforçou que a unidade já possui estrutura humana e equipamentos adequados para realizar o trabalho de forma efetiva.
“O pessoal que trabalhava na parte do plantão, que era só durante o dia, era em torno de 8 policiais. Agora, nós já temos 12 policiais voltados para o plantão. Está vindo mais reforço, então nós vamos ter um plantão bem equipado, bem aparelhado, para atender a população. Então, nós já temos um número de policiais suficiente, e de administrativos, para dar andamento a este trabalho. Esse projeto veio para ficar na 4ª Delegacia de Polícia”, concluiu.
Dentre os reforços, estão três investigadores, um delegado, um escrivão e dois administrativos.
Armamento
Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, o reforço humano no distrito policial representa mais do que valorizar a categoria policial. “Melhorar as estruturas, não só físicas, mas principalmente com recursos humanos, é valorizar não só a categoria, mas principalmente a população”, afirmou.
De acordo com Videira, o processo de aquisição do armamento já foi finalizado e a pasta aguarda a chegada de 12 mil armas, curtas e longas, com entrega prevista, segundo ele, até dezembro.
“A policia militar fez opção pelo armamento bereta 9mm, e a polícia civil pela glock, modelo menor para as mulheres e porte maior para os homens. Aquisição de viaturas, além de mais de 100 veículos descaracterizados para inteligência e investigação da policia civil”, comentou o secretário.
Entretanto, sobre a relação entre a gestão estadual e o município de Campo Grande, Videira disse que a integridade das instituições, quanto ao trabalho policial, independente de qualquer atrito.
“Nenhuma instituição pode ser abalada, seja entre estado, ou município, por investigações. Mas, mandaremos 16 veículos para a GCM. A relação não pode ser abalada por nenhum fato que envolva seus gestores e segue excelente”, concluiu.
Atendimento da Delegacia de Polícia das Moreninhas
A Delegacia atende, além das Moreninhas, moradores dos bairros Tiradentes, Itamaracá, Universitário, Arnaldo Estevão Figueiredo, Albuquerque, Santa Felicidade, Coopharádio, Rita Vieira, Rouxinóis e região.
Atualmente, existem apenas três outras delegacias 24 horas em Campo Grande: duas Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário (DEPACS) e uma Delegacia Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM).
Para Reinaldo Azambuja, governador do Estado, o funcionamento estendido de delegacias aproxima a população e a deixa mais tranquila.
“É bom porque, principalmente nas cidades onde você tem um grande fluxo e uma grande demanda, e nas regiões mais populosas, você funcionar 24 horas é aproximar mais, né? A população fica mais tranquila com o funcionamento 24 horas”, comentou.
O Governador também destacou a construção da delegacia no Centro da Capital, que já tem terreno pré-determinado e licitação em andamento.
“Vamos construir outra delegacia, que é a DEPAC Centro. Já tem terreno pré-determinado e licitação da obra em andamento para gente ter mais (delegacias) funcionando 24 horas para um bom atendimento à população. Algumas delegacias, em alguns municípios, onde você tem a demanda muito grande por ocorrências, nós vamos fazer funcionamento 24 horas”, concluiu.
Fonte: PM CG