Os seres humanos, embora pertençam a uma única espécie, não possuem quase nada de iguais uns dos outros
Ser gentil torna o mundo um lugar melhor. No entanto, conforme a sociedade evoluiu, os seres humanos começaram a reduzir o seu universo de vivência. Esse processo fez com que as pessoas ficassem mais distantes umas das outras.
Além disso, como a vida é caótica, pessoas acabam se ocupando com outras questões pessoais e profissionais. Todo esse movimento fez com que ajudar o próximo e ser gentil não fossem mais prioridades.
No entanto, esse quadro pode ser revertido com algumas atitudes. Afinal, existem maneiras de se tornar uma pessoa mais gentil. Quer saber como praticar a gentileza? Então, acompanhe as dicas a seguir.
4 dicas para ser uma pessoa mais gentil
1-Comece a apreciar as coisas pequenas
Ser gentil é basicamente mostrar gratidão aos outros. Essa gratidão se dá até mesmo pelas coisas pequenas, aquelas que costumamos achar não tão relevantes. Por exemplo, agradecer ao próximo pode mudar o dia de alguém. Portanto, leve alegria e amparo para as pessoas nos pequenos gestos.
2-Não guarde rancor
Pratique o perdão na medida do possível. De fato, perdoar pode ser uma ação muito difícil e conflitante. Porém, é preciso compreender que o perdão é um sinal forte de bondade. E essa bondade não é com o outro, mas, sim, consigo.
Muitos acreditam que perdoar é um sinal de fraqueza. No entanto, esse pensamento é completamente equivocado. Isso porque, quanto mais guardamos rancor, mais somos corroídos em nossos pensamentos. Logo, perdoar é se livrar do fardo de carregar o peso do mundo nos ombros. Além disso, esse gesto pode ensinar até o outro a também ser gentil.
3-Coloque-se no lugar do outro
Pratique a empatia. Ser uma pessoa empática é quase um pré-requisito para ser uma pessoa gentil.
Empatia significa compreender a realidade do outro. Já imaginou se todo mundo tratasse as outras pessoas como gostaria de ser tratado? Com certeza, o mundo poderia ser um lugar melhor.
É preciso compreender que nunca é possível saber o que o outro está passando de fato. Por isso, não se deve ser grosso com uma garçonete que não sorriu ao atender o cliente, por exemplo. Existem histórias e vivências por trás de cada rosto que enxergamos na bagunça urbana. Ser gentil é reconhecer isso.
4-Tenha a mente aberta
O mundo oferece uma imensa diversidade em relação a quase tudo. Os seres humanos, embora pertençam a uma única espécie, não possuem quase nada de iguais uns dos outros. Ou seja, todos somos singulares.
Porém, existem preconceitos que permeiam a sociedade até os dias atuais. Vencer esses retrocessos é um gesto de bondade e de gentileza. Assim, para ser gentil, não faça distinções entre as pessoas.
Fonte: lemundo