Você está visualizando atualmente 3 ideias de faça você mesmo para decorar a casa com as crianças
Propor aos pequenos que eles ajudem na busca de materiais que podem substituir algum item também é um exercício para que eles aprendam a reutilizar ou ressignificar um objeto

3 ideias de faça você mesmo para decorar a casa com as crianças

Envolver as crianças nesse tipo de atividade é sempre muito legal, porque faz com que elas visualizem o seu espaço e pertençam a ele

Já pensou em incluir as crianças no processo de decorar a casa? Algumas ideias de faça você mesmo podem ser uma oportunidade para a família toda colocar a mão na massa e para estimular a imaginação dos pequenos.

“Envolver as crianças nesse tipo de atividade é sempre muito legal, porque faz com que elas visualizem o seu espaço e pertençam a ele. Além de ser uma atividade relacionada a criatividade e a solução de problemas, porque não estamos comprando nada pronto, estamos construindo. Tudo isso integra a família e dá a sensação de que aquilo foi feito com muito carinho, amor e empenho”, diz o designer Paulo Biacchi, que é especialista nas soluções de do it yourself.

Aliás, propor aos pequenos que eles ajudem na busca de materiais que podem substituir algum item também é um exercício para que eles aprendam a reutilizar ou ressignificar um objeto.

A seguir, Paulo ensina como executar três projetos de faça você mesmo em que as crianças podem fazer parte do processo.

1. Parede com estampa colorida

3-ideias-de-faca-voce-mesmo-para-decorar-a-casa-com-as-criancas

A primeira ideia, inspirada no quarto de menina criado pelo arquiteto Rafael Leão, é decorar as paredes com uma estampa colorida. Assim, Paulo sugere usar um carimbo feito com um “material” encontrado na cozinha de casa: a batata. “O legal dessa técnica é que o desenho fica um pouco falhado. É perfeito para dar esse efeito”, explica o designer.

Veja como fazer o carimbo de batata:

Materiais

Batatas
Estilete
Tinta de parede ou guache
Esponja
Prato

Passo a passo

Atenção: as etapas de produção do carimbo devem ser feitas por um adulto.
1. Retire uma ponta da batata (aproximadamente 1/3 do tamanho).
2. Marque o contorno do desenho escolhido para a estampa, aprofundando o estilete mais ou menos 1 cm na batata. Em seguida, corte e remova os pedaços ao redor das bordas, para que o desenho forme um relevo.
3. Coloque um pouco de tinta no prato e pegue uma pequena quantidade com a esponja. Depois, passe a esponja suavemente sobre o carimbo de batata. Para uma estampa com efeito mais irregular, pegue a tinta diretamente com o carimbo.
4. Posicione o carimbo sobre a parede e pressione.
5. Repita o processo para formar a estampa desejada, colocando mais tinta sobre o carimbo quando necessário.

A técnica do carimbo de batata também vale para personalizar outros itens de decoração, como almofadas. Nesse caso, é preciso usar tinta de tecido para fazer a estampa.

2. Parede com paisagem de cidade

3-ideias-de-faca-voce-mesmo-para-decorar-a-casa-com-as-criancas

A segunda inspiração é o quarto de menino assinado pela arquiteta Juliana Fabrizzi. No projeto, o ilustrador Lovato criou um painel na parede ao lado do beliche, com uma paisagem urbana. Portanto, para a versão faça você mesmo, Paulo ensina a técnica da tape art, feita com fita adesiva. “É possível fazer essa decoração de parede usando fita isolante”, recomenda.

Acompanhe o passo a passo:

Materiais

Fita isolante
Tesoura sem ponta
Estilete

Passo a passo

Atenção: o estilete só deve ser manuseado por um adulto.
1. Planeje a ilustração que você pretende fazer e lembre-se que ela precisa ter linhas retas. Vale pedir para as crianças desenharem no papel os edifícios, casas e ruas que querem para a sua paisagem.
2. Posicione a fita isolante para formar a primeira linha e passe os dedos para que ela cole na parede. Corte no tamanho necessário para o desenho.
3. Coloque a ponta da segunda linha sobre o final da primeira, para fazer o acabamento.
4. Repita o processo de colagem até completar o desenho desejado. Para “pintar” algumas áreas, basta preenchê-las com a fita.
5. Se necessário, remova as rebarbas com o estilete.

3. Móbile de esferas

3-ideias-de-faca-voce-mesmo-para-decorar-a-casa-com-as-criancas

Assim, a última ideia de DIY é inspirada na decoração do quarto de bebê criado pelo escritório Compondo Arquitetura. Paulo conta que os materiais necessários para criar um móbile de esferas como o que fica acima da cama depende do tamanho do item, assim como o modo de fazer.

Veja a seguir as duas maneiras possíveis:

Móbile pequeno

Materiais

Palitos de churrasco
Esferas de madeira de tamanhos diferentes (por exemplo, puxadores e acabamentos para móveis, encontrados em lojas de material de construção)
Tinta para madeira
Pincel
Super cola
Barbante ou fio de nylon
Tesoura sem ponta

Passo a passo

1. Pinte as esferas e aguarde o tempo de secagem indicado na embalagem da tinta.
2. Em um palito de churrasco, amarre um pedaço de barbante no centro.
3. Cole uma esfera de madeira em cada ponta de outro palito de churrasco e deixe secar. Portanto, você vai precisar de três peças compostas por hastes e bolas.
4. Posicione uma das peças no sentido contrário da base do móbile, formando uma cruz. Amarre o barbante de uma forma que a composição fique estável.
5. Repita o processo com as duas outras hastes com bolas.
6. Amarre outro pedaço de barbante na base do móbile, para pendurar a peça.

“A brincadeira está em encontrar esse equilíbrio das peças”, comenta o designer.

Móbile grande

No caso de um móbile maior, com mais de três níveis, cavilhas de madeira substituem os palitos de churrasco. O modo de fazer segue as mesmas etapas. No entanto, a única diferença é que, em vez de um único barbante ao centro, a peça pode receber uma amarração próxima de cada ponta. Além disso, essa configuração cria duas composições de hastes e bolinhas lado a lado, como a do móbile do quarto de bebê.

“Uma outra forma de fazer o móbile é usar um bastidor de costura. Nesse caso, os círculos substituem as hastes e você apenas pendura as esferas”, ensina Paulo.

Fonte: casavogue