A geração Z popularizou nas redes sociais gírias que furaram a bolha e hoje também são usadas no mundo real; a seguir, confira 10 palavras que você não entendeu direito
Existem gírias que circulam nas redes sociais, mas grande parte das pessoas não entendem, esses termos são geralmente repercutidos pela geração Z, composta por pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 e o início dos anos 2010. Que, contudo, cresceram imersos no ambiente online. Com essa forte presença na internet, o grupo desenvolveu um vocabulário próprio, recheado de jargões — muitos deles em inglês. Entre as mais populares estão cringe, termo usado para algo vergonhoso ou constrangedor, e low profile, que define alguém discreto no mundo virtual. A seguir, veja 10 gírias das redes sociais que você não entendeu, mas seu filho vive falando.
Cringe ou icônico? 10 gírias das redes sociais que só a Geração Z entende
Nesta matéria, o MSPOST mostra a origem e o significado de 10 gírias das redes sociais que só a Geração Z entende. Confira, no índice abaixo, as gírias que serão abordadas.
- Cringe
- Aura
- Low profile
- Glow Up
- POV
- Ghosting
- FOMO
- Exposed
- Flopar
- Pick me Girl
1. Cringe
Hoje, as pessoas consideram a palavra “cringe” cringe, mas vale lembrar que ela fez muito sucesso no X (antigo Twitter) alguns anos atrás. De origem inglesa, o termo ganhou bastante uso em uma espécie de “batalha geracional” entre os Millennials e a Geração Z. Geralmente, a gíria descreve situações desconfortáveis ou constrangedoras, e também pode se referir a algo que as pessoas consideram brega, como as piadas do “tio do pavê”.
2. Aura
A gíria aura ganhou popularidade entre os jovens no TikTok em 2024. Derivada do grego antigo — aúra, que significa “vento suave” —, a palavra também tem um sentido espiritual, associada a pessoas com boas energias. Nas redes sociais, aura é usada para descrever alguém estiloso, com uma vibe descolada, daquelas que todos gostariam de ter (ou ser). Além disso, o termo se popularizou por meio de vídeos editados de famosos na plataforma.
3. Low profile
Na contramão de quem gosta de se exibir nas redes sociais, a pessoa low profile busca justamente o oposto. Em tradução livre, o termo significa “discreto”. No ambiente online, a palavra é usada para descrever aquele que mal aparece. O usuário pode até ter perfil nas plataformas, mas raramente publica algo, ou talvez nem tenha conta alguma. Mais do que uma postura nas redes, ser low profile também pode ser um estilo de vida, adotado por quem prefere se manter longe do caos constante da internet.
4. Glow Up
Se você já passou por uma transformação positiva, a Geração Z chama isso de glow up. A origem exata da gíria é incerta, mas o termo começou a ganhar popularidade na internet por volta de 2010. Nas redes sociais, as pessoas usam o termo glow up para descrever alguém que melhorou significativamente sua aparência ou estilo, seja com um novo corte de cabelo ou roupas mais estilosas. Elas também utilizam a expressão para descrever uma mudança positiva na vida pessoal, como sair de um relacionamento ruim e entrar em um mais saudável.
5. POV
POV é a sigla em inglês para point of view, que significa “ponto de vista”. Como o nome sugere, o termo é usado para apresentar a perspectiva de quem está narrando ou vivendo determinada situação. Nas redes sociais, a gíria aproxima o público do criador de conteúdo, colocando o espectador no lugar da pessoa que está contando ou encenando a história.
6. Ghosting
Sobretudo, Ghosting é uma gíria popular entre a Geração Z, especialmente no contexto dos relacionamentos. Derivada do inglês ghost (fantasma), a expressão descreve o ato de desaparecer da vida de alguém sem dar nenhuma explicação — também conhecido como “dar um perdido”. O termo se popularizou principalmente nos aplicativos de namoro, onde é comum que matches simplesmente parem de responder. No entanto, o ghosting também pode ocorrer em relações pessoais, como no sumiço repentino de um amigo ou parente. A prática gerou discussões sobre responsabilidade afetiva, já que esse tipo de rompimento silencioso pode causar impactos emocionais.
7. FOMO
FOMO é a sigla em inglês para fear of missing out, que significa “medo de ficar de fora”. Mais do que uma gíria, o termo se tornou um fenômeno social amplificado pelas redes sociais. Ao consumir constantemente conteúdos que não refletem sua própria realidade, como festas, viagens e estilos de vida idealizados, muitos jovens da Geração Z desenvolvem a sensação de que todos estão se divertindo mais e aproveitando melhor a vida, enquanto eles estão ficando para trás. No entanto, conforme apurou o g1, o FOMO está também associado a questões como ansiedade, depressão, baixa autoestima e outros comportamentos prejudiciais.
8. Exposed
Assim como o FOMO, o exposed é uma das gírias mais delicadas no universo da Geração Z. Embora sua origem seja imprecisa, a tradução literal do termo em inglês é “exposto(a)”. Nas redes sociais, ele é usado para se referir à revelação pública de um fato questionável — ou até criminoso — relacionado a alguém. No entanto, o exposed se torna perigoso quando não há provas concretas que sustentem a denúncia. Segundo informações divulgadas pelo Jornal O Globo, a pessoa que divulga a informação pode ser processada legalmente por calúnia e difamação.
9. Flopar
Se você é ativo na internet, provavelmente já teve algum conteúdo que flopou nas redes sociais. Derivado do inglês flop, que significa “falha” ou “fracasso”, o termo ganhou força entre a Geração Z e acabou virando um verbo no português informal. Hoje, é possível flopar tanto nas plataformas quanto na vida real — basta que algo simplesmente dê errado. No contexto das redes, no entanto, publicações que não tiveram boa repercussão, ou seja, que passaram despercebidas ou não alcançaram o engajamento esperado, floparam.
10. Pick me Girl
Por fim, a gíria pick me girl passou por um glow up no TikTok. Traduzido como “garota me escolhe”, o termo era usado para descrever mulheres que buscavam aprovação, principalmente masculina, ao adotar atitudes e comportamentos que as diferenciassem de outras mulheres. Inicialmente considerada uma expressão misógina, a gíria ganhou um novo sentido graças a uma trend no TikTok. A partir disso, as pessoas ressignificaram o termo “pick me girl”, passando a usá-lo com bom humor para ironizar comportamentos e atitudes exageradas.
Fonte: techtudo