Loiro como o de Grazi Massafera, crespo como o de Jéssica Ellen, veja dicas de como cuidar do cabelo no verão!
Verão é tempo de aproveitar uma boa praia ou piscina e também de suar com altas temperaturas. O drama é que o cabelo pode sofrer ainda mais com ressecamento, reações químicas e outros problemas. A dermatologista Andréa Sampaio ressalta que algumas atitudes erradas, como dormir com os fios molhados ou prendê-los ainda úmidos, podem ser ruins para a saúde das madeixas. Algumas dicas importantes para cuidar do cabelo no verão são:
- evitar a combinação de químicas para não quebrar os fios;
- sempre lavar com xampu (de preferência sem sulfato forte) e condicionador após banhos de mar e piscina para tirar resíduos e cloro;
- evitar banhos quentes; realizar cronograma capilar hidratando, nutrindo e reconstruindo os fios; e evitar acúmulo de produtos no cabelo para não pesá-lo — diz a médica.
A profissional ainda aponta que é possível ter alguns cuidados na praia que ajudam a proteger os fios, como levar uma garrafa de água mineral para enxaguar o cabelo até conseguir chegar em casa para lavá-lo. A hair stylist Luciana Munhao completa:
— Usar chapéu ou boné é fantástico para evitar queimaduras, assim como usar produtos que tenham proteção solar também para os cabelos.
Confira dicas preciosas para cuidar do cabelo e curtir o verão!
Com tintura

Quem tem o cabelo pintado, como a atriz e influenciadora Jade Picon e a apresentadora Giovanna Ewbank, precisa tomar cuidado com mergulhos e exposição ao sol para que a cor dos fios não desbote. Andréa Sampaio ressalta que o cloro da piscina pode reagir com o loiro, deixando-o esverdeado: “É uma reação provocada pelo cobre. Então acaba sendo arriscado deixar o cloro no cabelo descolorido por muito tempo”, explica a médica. Luciana completa: “Quem tem o cabelo colorido pode ainda ver a cor desbotar e até manchar. Se os fios estiverem amarrados, por exemplo, pode ficar uma marca diferente nessa região”. Para que ninguém deixe de aproveitar o sol, vale usar chapéu ou boné. Além disso, a hair stylist orienta: “É possível usar protetores capilares. Existem várias marcas no mercado. Saiu da água, toma uma ducha e reaplica”.
Cacheados e crespos

As dicas para cuidar do cabelo cacheado no verão são focadas em estratégias para evitar o ressecamento dos fios. Cacheadas e crespas, como as atrizes Juliana Paes, Jéssica Ellen e Sheron Menezzes, precisam investir em produtos nutritivos. A hair stylist diz: “Os cabelos com cachos requerem mais tratamento de produtos à base de óleos, mais concentrados em nutrição. Vale investir em protetor e creme de pentear bem nutritivos”. A dermatologista faz um alerta importante: “Não utilize produtos de longa permanência, como leave-in, na raiz porque isso acaba deixando o couro cabeludo mais oleoso e piora a proliferação de fungos e bactérias, que podem acabar gerando dermatite seborreica, ou seja, descamação do couro cabeludo. Esses produtos devem ser aplicados da orelha para baixo”. No verão é comum lavar o cabelo com mais frequência. Para cuidar dos cachos diante desse cenário, invista também em hidratações.
Lisos

Já quem tem o cabelo liso, como as atrizes Camila Queiroz e Larissa Manoela, precisa ter atenção com a oleosidade, principalmente nessa época com calorão que nos faz suar. A dermatologista diz: “Fios que são finos, lisos e sem química são naturalmente mais oleosos. Nesses casos, a gente indica que a lavagem seja, pelo menos, em dias alternados para evitar uma dermatite. E é importante sempre utilizar produtos ajustados para o seu tipo de cabelo, que façam o controle da oleosidade sem ressecar demais. Indico que sejam mais naturais, sem sulfato forte, petrolatos nem silicones, para cuidar sem sobrecarregar ou pesar”. Luciana dá outra dica seguindo a mesma ideia: “Na hora de aplicar os protetores solares, prefira que sejam à base de água, mais fluidos, como os que são em spray”.
Curtos

Os cortes mais curtos, como os que as atrizes Isis Valverde e Agatha Moreira exibem, são muito procurados nessa época. Seja para ter mais praticidade na hora de se arrumar ou para ficar mais fresquinha no calor. Mesmo assim, é preciso não negligenciar os cuidados. “Os curtos exigem mais atenção com o couro cabeludo. As pessoas podem pensar: ‘Como meus fios não são longos, não preciso passar nada’.
Mas devem aplicar protetores solares de acordo com o tipo de cabelo (liso ou cacheado, por exemplo.), usar boné ou chapéu, hidratar, higienizar certinho…”, diz a hair stylist. E Andréa, ressalta: “O curtinho é mais prático, sem dúvida, porque às vezes não precisa nem de finalização.
Assim, é importante lembrar sempre de lavar com xampu e usar o mínimo de condicionador possível, só para alinhar os fios e fechar as cutículas sem deixar o couro cabeludo oleoso. Vale pontuar que a gente não deve ficar molhando os fios no banho sem utilizar xampu. Para quem tem cortes curtos, a lavagem pode ser feita diariamente com produtos indicados para uso frequente e para o tipo de cabelo correto. E é importante não ter sulfato forte para não ressecar demais”.
Loira ou ruiva natural

Assim, os cabelos que são naturalmente ruivos, como o da atriz Marina Ruy Barbosa, e os loiros, como o da também atriz Grazi Massafera, podem sofrer alteração de cor diante da exposição ao sol prolongada, que é comum no verão. “Tem um risco de queimar os fios e acabar descolorindo mais o cabelo, deixando-o com aquele aspecto manchado e desidratado”, aponta a dermatologista. A hair stylist ressalta ainda que é importante a utilização de produtos que protejam os fios na hora de ficar no sol e também ao mergulhar na praia e na piscina com cloro. “O cabelo natural também tem o ressecamento, mas um pouco menos, porque já tem a proteção natural dele. Mesmo assim, valem os cuidados”, diz Luciana.