Você está visualizando atualmente TENDÊNCIA: Veja dicas para usar tijolo aparente na decoração
Quem gosta de uma decoração mais impactante pode optar pelas peças com cores mais abertas, como o tijolo vermelho tradicional

TENDÊNCIA: Veja dicas para usar tijolo aparente na decoração

Confira dicas de como utilizá-lo a seguir

O tijolo aparente ou tijolo à vista é um revestimento que sempre tem sua tendência reafirmada na decoração. Além de esteticamente atraente, o material seja de barro (maciço), de demolição ou em plaquetas harmoniza bem com os mais diferentes estilos de decoração.

Portanto, para acertar no uso da peça, fique de olho nas dicas das arquitetas Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça, do escritório Oliva Arquitetura, e Ieda Korman e Carina Korman, do Korman Arquitetos.

Materiais existentes

Há três opções para uma parede de tijolos aparentes. A primeira é o tijolo de barro tradicional, maciço, habitualmente utilizado nas construções. “Geralmente encontramos esse modelo nas cores vermelho, palha e mesclado”, comenta Fernanda Mendonça. Também existem as plaquetas, que são opções com menos espessura e maior variedade de tons, e os tijolos de demolição. Aliás estes são peças reutilizadas, com um aspecto mais rústico e marcante.

“É possível obter esse acabamento de três maneiras: expondo os tijolos já existentes, construindo a parede com esse objetivo e, por último, utilizando revestimentos que imitam tijolos, como os modelos feitos de porcelanato”, explica Bianca Atalla.

Contraindicações do tijolo aparente na decoração

A arquiteta Carina Korman não recomenda utilizar tijolinhos em área com umidade, como banheiros e cozinhas, pois se trata de um material poroso. “O contato direto com a água acaba danificando o produto, que se desfaz. Nesses ambientes, o ideal é colocar um revestimento que não seja poroso, como o porcelanato”, indica.

Cuidados com a parede antes de colocar os tijolos

Se a parede estiver lisinha, ou seja, acabada com massa e pintura, o ideal é que se faça uma série de recortes ao longo da superfície para a massa aderir melhor e o revestimento de tijolo ficar bem firme após a instalação.

A arquiteta Elisa Ju frisa que, antes de criar uma parede de tijolos aparentes, é importante verificar se o imóvel não possuiu tijolos maciços em sua estrutura, principalmente quando a casa ou o apartamento são antigos. “Com o tratamento adequado, é possível deixar os tijolos (já existentes) aparentes após descascar e fazer um acabamento de massa e uma pintura na parede”, pontua.

Aliás, outro cuidado durante a instalação é se atentar a caixas de rede elétrica na parede que receberá o revestimento. Assim, dependendo da espessura do tijolo escolhido, talvez seja necessário trazer a estrutura elétrica para frente.

veja-dicas-para-usar-tijolo-aparente-na-decoracao

Harmonização

O tijolinho é um verdadeiro coringa, basta saber empregá-lo. Para quem gosta do efeito deste item, mas tem medo de o ambiente ficar rústico demais, o trio de arquitetas da Oliva Arquitetura sugere instalar o material com junta seca, ou seja, não colocar argamassa de assentamento cinza entre as peças. Isso deixa o resultado mais leve e refinado.

Quem gosta de uma decoração mais impactante pode optar pelas peças com cores mais abertas, como o tijolo vermelho tradicional. Para quem busca um visual mais discreto, o ideal é seguir com tons mais claros, como a palha. Além disso, o importante é combinar o revestimento com o estilo de cada um e com o restante da decoração da casa.

Branco

Para pessoas com estilo mais clean e que desejam embarcar na onda dos tijolos aparentes, a dica é a parede branca. Você pode optar pelas plaquetas já nessa coloração, mas também pode apenas pintar os tijolinhos. Original com pintura branca é a maneira mais utilizada. A pintura pode ser com tinta, gerando cobertura total, ou com cal, deixando certa transparência. Aliás, as paredes de tijolo branco fazem um bonito contraste com o preto.

veja-dicas-para-usar-tijolo-aparente-na-decoracao

Fonte: diariodonordeste