Os benefícios decorrentes desse esforço têm sido objeto de estudo há décadas, a exemplo do percebido em São Francisco (Estados Unidos)
A ampliação das áreas caminháveis nas cidades, sobretudo nos grandes centros, tem o potencial de modificar a percepção do público ao acerca de um determinado local, estimulando uma forma mais ativa de deslocamento.
Os benefícios decorrentes desse esforço têm objeto de estudo há décadas, a exemplo do percebido em São Francisco, que devido aos esforços do governo local, implantou modelos de parklets nas áreas destinadas aos estacionamentos.
Portanto, tal medida, que ampliou a área das calçadas que pode ser utilizada pela população, também tem em outros modelos adotados em diversas localidades uma forma efetiva de mudar a configuração da paisagem urbana. Confira, agora, 4 cidades que apostaram na conversão das ruas em áreas caminháveis:
1. Copenhague
Na busca por reduzir o fluxo de veículos, a cidade de Copenhague, na Dinamarca, apostou na mudança. A partir disso, as ruas do centro, então, passaram a ter dominação por pedestres, o que acabou por se configurar também como um maior incentivo ao uso de bicicletas.
Assim, o projeto, idealizado na década de 1960, deu tão certo que teve ampliação dentro do próprio país e se tornou referência global, passando a ser feito em outras cidades ao redor do mundo.
2. Istambul
Istambul, uma das maiores cidade da Turquia, em busca de reduzir as emissões de poluentes, também inovou nos anos 1980. Com isso, a Avenida Istiklal, que possui 1,4 km de extensão e 15 metros de largura, se transformou num novo espaço. Assim, trazendo a população para mais perto de prédios históricos da cidade e também do comércio. Além disso, o local hoje, é um dos mais populares, atraindo turistas.
3. Guangzhou
A China é destaque na busca de soluções para problemas enfrentados. E isso não seria possível sem a implementação de projetos cuidadosamente feitos ao longo das últimas décadas. E na cidade de Guangzhou, a mudança ocorrida numa importante área comercial trouxe a proibição do fluxo de veículos.
Portanto, para promover uma redução mais acentuada no uso de automóveis, os estacionamentos também estão dispostos numa menor quantidade no entorno dessas áreas caminháveis.
4. Londrina
O calçadão de Londrina é um dos pontos turísticos da cidade.
No Brasil, o estímulo às áreas caminháveis é uma realidade, como percebido em pontos da cidade de São Paulo (SP), Juiz de Fora (MG) e também no estado do Paraná. Assim como Curitiba, capital do estado, Londrina possui o seu próprio calçadão, implantado nos anos 1970.
Ou seja, por mais que se trate de uma mudança adotada há décadas, ela não se manteve restrita a uma única região e ainda hoje apresenta um papel de destaque. Sendo uma escolha priorizada no processo de desenvolvimento das cidades do futuro. Que aliás buscam aliar a sustentabilidade e estimular a adoção de formas mais ativas de se locomover pelas ruas.
Fontes: sampape, archdaily