Ele funciona como um passaporte de vacinação que pode ajudar em viagens
Se você já se imunizou contra a COVID-19, já pode obter o Certificado Nacional de Vacinação emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica. Desse modo, ele funciona como um passaporte de vacinação que ajudará em viagens a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação. Entretanto, não tem validade internacional. Ou seja, cada país pode decidir se aceita ou não.
O Certificado Nacional de Vacinação pode ser emitido pelo Conecte SUS, tanto no site quanto no aplicativo (Android/iOS). Antes de tudo, é necessário ter um login na plataforma Gov.br, portal de serviços digitais do governo federal.
Entretanto, muitas pessoas se questionam sobre a possibilidade de ter um certificado de vacinação para comprovar o cumprimento do ciclo vacinal da COVID-19. Assim, garantir a imunização devida. Dessa forma, o ConecteSUS garante esse controle e já está disponível. Permite ao usuário visualizar, imprimir ou salvar o certificado de vacinação da COVID-19. Desse modo, ele pode usar em viagens ou outras situações. Saiba como.
Qualquer cidadão brasileiro que recebeu todas as doses da vacina e assim completou o seu ciclo vacinal pode emitir o certificado. Assim, é preciso ter o seu Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde.
Desse modo, esse registro pode ser feito por um profissional em sistema de informação ou por papel. De qualquer forma, é realizado pela Vigilância Epidemiológica local.
Como emitir o certificado de vacinação de COVID-19
Assim, para realizar a emissão do certificado de vacinação da COVID-19 é necessário ter cadastro no site do Governo Federal. A partir daí, é só baixar e instalar o app do ConecteSUS em seu smartphone.
- Abra o app em seu smartphone;
- Efetue o login com a sua conta de acesso do Governo Federal;
- Através do ícone “Vacinas”, acesse a Carteira de Vacinação Digital;
- Verifique se os registros de doses recebidas da COVID-19 já estão atualizados;
- Clique nas doses recebidas para maior detalhamento;
- Clique no botão “Certificado de Vacinação” para emitir o certificado;
- Você poderá salvar como PDF ou adquirir seu QR Code.
Baixar o certificado pelo navegador
Para emitir o certificado de vacinação da COVID-19 diretamente pelo navegador de internet, as etapas são similares às utilizadas pelo app. Lembrando que antes de mais nada precisa ter um cadastro no site do Governo Federal.
- Entre no site oficial do ConecteSUS;
- Clique no botão “Acessar” da aba “Cidadão”;
- Faça o login com a sua conta de acesso do Governo Federal;
- Clique em “Vacinas”;
- Verifique se os registros de doses recebidas da COVID-19 já estão atualizados;
- Clique nas doses recebidas para maior detalhamento;
- Clique no botão “Certificado de Vacinação” para emitir o certificado;
- Você poderá salvar como PDF ou adquirir seu QR Code.
Emitido pelo ConecteSUS é válido em todo o território nacional
O certificado de vacinação da COVID-19 emitido pelo ConecteSUS é válido em todo o território nacional e tem validade de doze meses a partir da data de emissão. Para autenticar quando for necessário, é possível apresentar o código de 16 digitos e/ou o QR Code do documento.
Caso o registro da vacina não apareça no sistema após dez dias da data de vacinação, será preciso verificar se houve algum problema de digitação com a equipe que administrou as doses no estabelecimento de saúde ou Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde.
Entretanto, se identificar erro de informação em seu certificado, é direito do titular de dados pessoais obter a correção de dados incompletos. Os agentes pela coleta, digitação e envio dos dados ao Ministério são os responsáveis pela correção.
Ft: Ministério da Saúde e tecnoblog e canaltech