Vacinação contra a gripe segue em CG, porém índices ainda estão abaixo da meta de 90%
CG segue avançando na campanha de vacinação contra a gripe, que já alcança 40,11% de cobertura vacinal no público-alvo. De acordo com balanço divulgado (21) pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), já foram aplicadas 220.991 doses desde o início da campanha, sendo 89.898 válidas para a cobertura dos grupos prioritários (idosos, crianças e gestantes) que somam uma população estimada em 238.016 pessoas.
Apesar do avanço em relação à média estadual (37,69%) e nacional (28,17%), os índices ainda estão bem abaixo da meta de 90%, preconizada pelo Ministério da Saúde para proteger os grupos mais vulneráveis às complicações causadas pelos vírus respiratórios.
Assm, entre os dados registrados, 19.621 doses foram aplicadas em crianças de seis meses a menores de seis anos, e 69.486 em idosos com 60 anos ou mais, ou seja, dois dos grupos mais suscetíveis às complicações da Influenza. Contudo, o número de gestantes vacinadas preocupa, com apenas 791 doses aplicadas até o momento.
Reforço na imunização
O reforço na imunização acontece em meio ao aumento dos casos de síndromes respiratórias registrado nas últimas semanas. Dados da Vigilância em Saúde apontam crescimento expressivo nas notificações, principalmente de Influenza A e B, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Covid-19, que seguem em circulação, sobretudo entre crianças e idosos. Logo, esse cenário tem pressionado as unidades de saúde, primordialmente os leitos pediátricos, que registram casos de internações por complicações respiratórias.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, faz um apelo à população. “A Sesau está empenhada em facilitar o acesso à vacinação, com ações em diversos pontos da cidade. Nesse sentido, nossa maior preocupação é proteger as crianças, bem como os idosos e as gestantes, que são quem mais sofre com as complicações das síndromes respiratórias. A saúde pública é feita com prevenção, com cuidado e com o compromisso de toda a sociedade. Dessa forma, vacinar é proteger a si e a quem você ama”.
Vacinação contra gripe em CG é a melhor prevenção
A superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiental da SESAU, Veruska Lahdo, reforça. “Estamos em um período de intensa circulação de vírus respiratórios, e a vacinação é nossa principal estratégia de proteção. Por isso, levamos a vacina para as escolas, para as praças, para os eventos, com o objetivo de facilitar o acesso da população. A vacina é sobretudo segura, eficaz e salva vidas. Assim, precisamos que as famílias se conscientizem, protejam suas crianças, os idosos, os mais vulneráveis. Ou seja, vacinar é um ato de amor e de responsabilidade coletiva”.
A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) realizou (20) uma ação de vacinação na Câmara Municipal de Vereadores, ampliando assim o acesso da população aos imunizantes. Ao todo, 280 pessoas foram vacinadas no local, demonstrando assim o compromisso da SESAU em fortalecer as estratégias de imunização e proteger a saúde da comunidade.
Cenário epidemiológico
O cenário epidemiológico em Campo Grande reflete a preocupação das autoridades sanitárias. Nas últimas semanas, observa-se um crescimento dos casos de síndromes respiratórias, especialmente relacionadas aos vírus da influenza (gripe), vírus sincicial respiratório (VSR), que afeta principalmente crianças pequenas, e também casos de Covid-19, que seguem com circulação ativa.
O aumento dos atendimentos nas unidades de saúde por síndromes gripais reforça a necessidade de ampliar a cobertura vacinal para reduzir complicações, internações e óbitos.
Pontos de vacinação contra a gripe em CG e cronograma das ações itinerantes
Diante deste cenário, a Sesau tem intensificado as ações itinerantes de vacinação, buscando facilitar o acesso da população.
Ações desta semana
23 de maio
Praça Ary Coelho, durante o evento da Luta Antimanicomial, com vacinação aberta para toda a população.
Cronograma nas escolas com apoio das Unidades de Saúde da Família (USFs)
22 de maio
USF São Francisco; Escola Municipal Irmã Edith Coelho Neto
USF Cohab; Escola Estadual Teotônio Villela
23 de maio
USF Nova Lima; Escola Estadual Hercules Maymone
USF Vila Nasser; EMEI Iracema
27 de maio
USF Jardim Presidente; EMEI Professora Adriana Nogueira Borges
28 de maio
USF Jardim Presidente; EMEI Olinda Toshimi Nishio Nasso
Além dessas ações, a vacinação segue normalmente nas 74 unidades de saúde da família (USFs) da Capital. Três delas funcionam com horário estendido até 23h, sendo a vacinação realizada até 22h30 nas seguintes Unidades de Saúde da Família
Los Angeles
Noroeste
Universitário
Fonte: PM CG