Você está visualizando atualmente Upa de Campo Grande tem tempo reduzido com sistema inovador
Em funcionamento desde agosto deste ano a UPA Universitário de Campo Grande, o tempo de espera dos pacientes e otimizou os processos.

Upa de Campo Grande tem tempo reduzido com sistema inovador

Sistema inovador implementado em UPA ajudou a reduzir tempo de espera e a dar mais eficiência aos atendimentos

Em funcionamento desde agosto deste ano na Unidade de Pronto Atendimento Aparecida Gonçalves Saraiva, a UPA Universitário de Campo Grande, o novo sistema de Prontuário Digital da Rede Municipal da Saúde, o Helper, contribui para reduzir o tempo de espera dos pacientes e otimizou os processos de trabalho, assegurando assim maior eficiência nos atendimentos.

A médica Elisa de Paiva Barbosa destaca que com a implementação do Helper houve uma melhora significativa no processo de trabalho, beneficiando não só os profissionais, mas também os pacientes.

Com o sistema conseguimos ter uma conduta mais assertiva, pois passamos a ter acesso a um histórico digitalizado do paciente, facilitando assim a compreensão do diagnóstico anterior e pedidos de exame, por exemplo. De forma geral, isso se traduz em um atendimento mais humano e personalizado, melhorando significativamente a experiência do paciente. “, diz

Com a redução de processos manuais, o sistema Helper garante maior transparência e clareza nos registros médicos. Isso não só facilita o trabalho dos profissionais de saúde, mas também assegura que os pacientes tenham acesso a informações claras e precisas sobre seus tratamentos e histórico médico.

A enfermeira Laiane Vida ressalta que com o sistema é possível ter um diagnóstico melhor do funcionamento da unidade, sendo uma importante ferramenta de gestão.”Através do sistema nós podemos visualizar o número de pacientes que cada profissional está atendendo, quantas pessoas estão aguardando e dimensionar a necessidade de melhorar o tempo resposta”, enfatiza.

Upa Campo Grande

O Helper permite o monitoramento detalhado dos tempos de atendimento e de possíveis lacunas no processo.

Essa funcionalidade é essencial para a gestão da unidade de saúde, possibilitando o manejo eficiente dos recursos e a implementação de estratégias focadas na otimização do atendimento oferecido à população.

Então, para a auxiliar administrativo Samara Freitas, de 28 anos, o investimento na tecnologia representa um avanço e proporciona maior transparência do serviço.

“Hoje nós podemos acompanhar pelo monitor o nome da pessoa que está sendo chamada e o tempo que estamos aguardando e isso é muito importante. Eu notei também que o processo, entre a triagem e o atendimento, acaba sendo bem mais rápido”, elogia.

Uma das inovações mais notáveis do sistema Helper é a melhoria no processo de chamada para consultas.

Com um sistema claro, assertivo e orientado para a acessibilidade, reduzimos significativamente os desgastes do corpo profissional e os erros de processo. Isso resulta em um fluxo de trabalho mais suave e eficiente, beneficiando tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde.

Sistema informatizado

O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, destaca que um sistema informatizado oferece várias vantagens, dentre elas, a economicidade e diminuição de custos, maior segurança dos dados dos pacientes, otimização do planejamento de trabalho, além do gerenciamento mais fidedigno das informações. Ele pontua que o Helper é um marco importante na busca contínua por uma assistência em saúde de excelência.

“Com a implementação do sistema Helper, estamos dando um passo significativo em direção à modernização dos nossos serviços. A disponibilização de chamadas dos pacientes por meio de painéis e voz digital não apenas aumentará a confiabilidade e transparência das ações das nossas equipes de profissionais de saúde, mas também permitirá uma gestão mais eficiente e ágil dos atendimentos.

Nosso compromisso é com a melhoria constante da experiência do paciente e com o aprimoramento das condições de trabalho dos nossos servidores”, diz.

Conforme o secretário, o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) prevê a expansão do sistema em todas as unidades de urgência e emergência do município até o próximo ano, podendo ser utilizado também nas demais unidades da Rede Municipal de Saúde.

O novo sistema desenvolvido totalmente em ambiente Web pela equipe de profissionais da Coordenadoria Geral de Suporte Tecnológico e Informação (CGSTI) da Sesau, com o objetivo da Upa de Campo Grande obter um tempo reduzido na gestão de informações em tempo real nas unidades de saúde de atendimento de urgência e emergência.

Informações

Sendo assim, o sistema oferece a possibilidade de extração de dados e acompanhamento em tempo real de informações, oferecendo indicadores de desempenho e metas, dados e estatísticas gerenciais das unidades de saúde, otimizando tomadas de decisões pelos gestores.

Além do monitoramento dos pacientes em atendimento na unidade de saúde, desde sua chegada até a liberação após o atendimento, informando dados como tempo dos atendimentos nos diversos setores, assim como o tempo de espera em cada setor, com a comunicação eletrônica entre os profissionais de saúde.

 

Fonte: pm campo grande