UFMS oferece cursinho gratuito “De Olho no Futuro” com inscrições abertas
Realizado na modalidade híbrida, o cursinho ‘De Olho no Futuro’ é coordenado por estudantes de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Eles criaram esta oportunidade para quem deseja se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.
As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 8 de agosto, com 350 vagas disponíveis. O curso será oferecido na modalidade híbrida, com cinco aulas presenciais e cinco a distância.
Alunos em fase de conclusão da graduação conduzirão as aulas de 16 de agosto a 6 de dezembro. Além disso, gravarão os encontros e os disponibilizarão em uma plataforma online para quem não puder assistir ao vivo.
Sobre o cursinho “De Olho no Futuro”
O cursinho “De Olho no Futuro” é uma iniciativa extensionista criada por estudantes da graduação da UFMS. Embora coordenado por acadêmicos, o projeto conta com apoio institucional. Além disso, busca oferecer oportunidades igualitárias a quem deseja ingressar no ensino superior. Assim, promove o acesso ao conhecimento de forma gratuita e inclusiva.
A equipe do cursinho direciona o projeto especialmente a quem está em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, pretende democratizar o acesso à universidade e combater desigualdades educacionais. Ainda que estejam em formação, os estudantes planejam as aulas com responsabilidade e compromisso. Por isso, o projeto também fortalece a formação dos próprios graduandos.
Enquanto os encontros presenciais favorecem a interação direta, as aulas remotas oferecem flexibilidade aos alunos. Além disso, os conteúdos gravados permitem revisão e acompanhamento conforme o ritmo de cada participante.
Com duração de agosto a dezembro, o cursinho representa mais que uma preparação acadêmica. Ele também fortalece vínculos entre universidade e comunidade. Portanto, ao mesmo tempo em que prepara estudantes para o Enem, o projeto reafirma o papel social da UFMS. Assim, o “De Olho no Futuro” se consolida como uma ponte entre juventude, educação de qualidade e transformação social.
Fonte: g1