Jovens de 16 a 25 anos podem participar de um exame aonde estudado o impacto da vacinação contra o papilomavírus humano, também conhecido como HPV.
Pessoas de diferentes idades ainda assim podem fazer o exame rápido para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HPV, inclusive faz parte da campanha “Eu Respeito de setembro”, onde os serviços serão ofertados entre os dias 12 e 16 de setembro, no Instituto Integrado de Saúde.
A diretora de Inclusão e Integração Estudantil da Pró-reitora de Assuntos Estudantis e professora do curso de Enfermagem, Luciana Contrera, explica que a princípio iniciativa faz parte do projeto POP Brasil, do Ministério da Saúde, e ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande.
O estudo acima de tudo realizado em todo o país e importante também para a conscientização sobre a doença. “O câncer cervical é o quarto mais comum em mulheres e 99% dos casos estão ligados à infecção genital por HPV”, afirma.
Segundo a professora, em suma o projeto coordenado pelo Hospital Moinho dos Ventos, do Rio Grande do Sul. A instituição define uma meta para cada região brasileira e a expectativa é realizar uma coleta significativa em Campo Grande. “O POP envolve coleta de amostras biológicas para rastreamento de HPV em jovens de ambos os sexos”, diz.
Para o exame, primeiramente os jovens devem fazer o pré-agendamento pelo telefone da Clínica, no número (67) 3345-7968. A ação ocorrerá das 8h às 16h, sem intervalo para o almoço. Com relação às ISTs, realizados testes rápidos para vírus da imunodeficiência humana (HIV), Sífilis e Hepatites B e C. A testagem não necessita de agendamento e oferecida sob demanda espontânea, das 13h às 16h.
Recentemente com o objetivo de usar tecnologia interativa e aplicativos para se comunicar com jovens de forma eficiente, a pesquisadora Lilian da USP, desenvolveu um aplicativo voltado à conscientização desse público sobre o sexo seguro e a contracepção.
Fonte: UFMS