Você está visualizando atualmente UFGD oferece cursos de graduação para refugiados e migrantes
Estão abertas as inscrições da UFGD para 282 vagas em 30 cursos destinados a refugiados, asilados políticos, e migrantes.

UFGD oferece cursos de graduação para refugiados e migrantes

UFGD disponibiliza 282 vagas de cursos de graduação para refugiados e migrantes

Estão abertas as inscrições da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) para 282 vagas em 30 cursos destinados a refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário de acolhida humanitária e portadores de autorização de residência para fins de acolhida humanitária.

Dessa forma, por se tratar de uma iniciativa institucional de acolhida humanitária, o processo seletivo consiste apenas em uma fase, que é a prova de redação em Língua Portuguesa. Mas, essa prova acontece em 13 de agosto, das 9h às 11h.

Segundo a instituição, o objetivo é acolher pessoas em situação de vulnerabilidade migratória, considerando que, na última década, Mato Grosso do Sul tem recebido centenas de migrantes, principalmente haitianos e venezuelanos, que deixaram seus países devido a graves crises ambientais e econômicas.

Então, a inscrição já começou e vai até 28 de julho feita pelo próprio candidato ou por alguém que assumirá a responsabilidade pelas informações prestadas, sem necessidade de apresentar procuração.

Contudo, a página do processo seletivo com os procedimentos necessários é: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/psah/psah-2023-2.

Para inscrever-se na UFGD cursos para refugiados é preciso acessar a Área do Candidato (https://selecao.ufgd.edu.br/), preencher os dados cadastrais, a ficha de inscrição eletrônica e selecionar o curso que deseja concorrer.

O que é ser um refugiado?

Pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.

O que é um migrante ?

O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população. Migrar é trocar de país, de Estado, Região ou até de domicílio. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade.
Sendo assim, é a pessoa que se muda por tempo indeterminado, sem necessariamente trocar de país, mas sim de residência.
Fonte: ufgd