UEMS de Dourados lança duas novas pós-graduações
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), por meio do curso de Direito da unidade universitária de Dourados, anunciou a abertura de duas novas pós-graduações lato sensu na modalidade à distância (EAD). As especializações têm como objetivo capacitar profissionais da área de segurança pública e aprofundar conhecimentos em temas jurídicos essenciais.
São ofertadas 80 vagas para cada curso. Isto é, para Direito Constitucional e Segurança Pública e Fronteiras. As inscrições para os processos seletivos começaram (13).
Para se inscrever, basta acessar os links no site da UEMS. Eles estão na aba ‘Editais – Processo Seletivo – 2025’. Durante a formação, haverá encontros presenciais. Primeiramente, eles são obrigatórios, por isso, serão no Polo da UEMS em Dourados. Eles acontecerão em duas datas definidas para avaliação e seminário integrado. Também ocorrerão aulas síncronas semanais, possivelmente às segundas-feiras, às 19h (horário de MS). O início das aulas está previsto para 8 de setembro.
Direito Constitucional
A especialização é voltada para profissionais jurídicos. Eles atuam em diferentes áreas. Há 52 vagas para ampla concorrência. Além disso, a política de cotas da UEMS é aplicada. Há 8 vagas para indígenas. Similarmente, 16 são para pessoas negras. Há 4 vagas para pessoas com deficiência, bem como 4 para quilombolas e 4 para travestis/transexuais.
Segurança Pública e Fronteiras
Destinadas exclusivamente a profissionais efetivos da segurança pública de Mato Grosso do Sul, são 80 vagas distribuídas entre corporações. Assim, a Polícia Militar tem 20 vagas. Analogamente, a Polícia Civil tem 15. A Polícia Penal tem 5 vagas. Também, a Polícia Federal tem 5. A Polícia Rodoviária Federal tem 5 vagas. Além disso, a Coordenadoria-Geral de Perícias tem 5. O Corpo de Bombeiros Militar tem 5 vagas, bem como o Departamento de Operações de Fronteira. A Guarda Municipal de Dourados tem 5. Por fim, o Ministério Público Estadual também tem 5.
Também há vagas para profissionais de segurança pública de outros estados. O acesso completo a esse processo seletivo pode ser feito via https://www.uems.br/cursos/subpagina/pos-graduacao?0=seguranca-publica-e-fronteiras-especializacao-dourados&1 (copie e cole em seu navegador).
Com essas iniciativas, a UEMS reforça seu compromisso com a formação de excelência. Dessa maneira, ela integra teoria e prática. A finalidade é atender a demandas do mercado e igualmente da sociedade e do Governo do Estado. Além disso, mais informações estão disponíveis no site. www.uems.br. Por fim, os links de inscrição estão lá. Também há informações no Instagram oficial da instituição: @uemsoficial.
Fonte: UEMS