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Nesta quinta-feira (4), a União Europeia (UE) abriu investigação contra a Meta por práticas contrárias à concorrência na IA do WhatsApp. Foto: Reprodução/Shutterstock

UE abre investigação contra Meta por práticas contrárias à concorrência na IA do WhatsApp

UE investiga Meta por possíveis abusos na IA do WhatsApp, que podem prejudicar concorrentes e fornecedores externos

A União Europeia (UE) abriu nesta quinta-feira (4) uma investigação contra o grupo de tecnologia americano Meta por uma possível infração às normas de concorrência relacionadas às funções de inteligência artificial (IA) de seu aplicativo de mensagens WhatsApp.

A Comissão Europeia explica em um comunicado que uma nova política anunciada pela Meta “poderia impedir que fornecedores de IA de terceiros ofereçam os seus serviços através do WhatsApp”, o que, se confirmado, constituiria um abuso de posição dominante.

Atualmente, destacou a UE, o WhatsApp permite que empresas se comuniquem com seus clientes através de sua plataforma. E algumas o fazem utilizando serviços de IA desenvolvidos por fornecedores independentes da Meta. Empresa matriz de outras plataformas como Facebook e Instagram.

Contudo, segundo a Comissão, as novas regras de funcionamento anunciadas pela empresa com sede na Califórnia poderiam impedir o acesso aos fornecedores externos. Em benefício de seu próprio serviço, denominado Meta AI.

Desde julho, a Meta é objeto de uma investigação na Itália relacionada ao lançamento de seu assistente de IA no WhatsApp. Sobretudo, a autoridade de concorrência do país considerou que a medida poderia prejudicar seus concorrentes.

Sobre a Meta

Por fim, veja curiosidades sobre a empresa Meta.

Mark Zuckerberg e seus colegas de faculdade — Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes — criaram a Meta, anteriormente conhecida como Facebook, em 4 de fevereiro de 2004, na Universidade de Harvard.

Duas curiosidades sobre a Meta:

  1. Rebatizou-se em 2021: A empresa mudou oficialmente de nome de Facebook para Meta para refletir seu foco em realidade virtual e no metaverso, indo além das redes sociais.

  2. Aquisições estratégicas: A Meta comprou plataformas populares como Instagram (2012) e WhatsApp (2014), ampliando seu domínio no mercado de redes sociais e comunicação digital.

Fonte: uol