O incidente envolvendo os turistas não provocou danos na Torre de Pisa
Dois turistas mexicanos foram multados por conta da colisão de um drone contra a Torre de Pisa, na Itália, na noite do último domingo (17).
Dessa forma, os viajantes, uma mulher de 26 anos e seu irmão de 18, haviam colocado o equipamento para voar na Piazza dei Miracoli, no centro da cidade italiana, mas perderam o controle do aparelho, que bateu na torre inclinada.
Os turistas, desse modo, infrigiram as normas de segurança daquele local turístico. O incidente não provocou danos na construção, mas os turistas receberam multas da polícia por violação do código de navegação aérea, que proíbe o uso de drones sem autorização em áreas urbanas e sobre monumentos. O equipamento foi apreendido pela polícia.
A Torre de Pisa é uma das atrações turísticas mais famosas da Itália. Famosa no mundo todo por causa de sua inclinação, que se deve ao solo pouco firme no qual o monumento está apoiado.
Por que a Torre de Pisa não cai?
Em 1178, durante a fase de construção, a torre começou a se inclinar. E, em 1370, em sua inauguração, já possuía 1,6° de inclinação. Desse modo, fazia com que o topo da torre estivesse a um metro da posição onde deveria estar.
Sendo assim, o motivo da inclinação foi o solo pantanoso e instável onde a torre foi construída. A massa de mais de 14 mil toneladas da torre forçou o terreno frágil, o que resultou na inclinação da torre.