Solução dos triciclos elétricos ajudaria cidades com problemas de engarrafamento
Uma ideia de fabricar triciclos elétricos inteligentes é o projeto da Fraction, uma startup de San Francisco, na Califórnia. Os triciclos não precisam de motoristas, e assim são vistos como soluções para cidades que sofrem com mobilidade urbana. Seu uso se encaixaria várias situações do cotidiano, como por exemplo com o intuito de fazer entregas de mercadorias. Ou, ao mesmo tempo, realizar transporte de passageiros.
“Veículos menores são a chave para aliviar o problema cada vez maior de engarrafamentos urbanos”, diz Ain McKendrick, CEO da Faction. Não só isso, mas ao mesmo tempo, tendo em vista o uso de motorização elétrica, há no triciclo um forte apelo junto à redução de emissões de carbono.
Os trabalhos da Faction se baseiam na ideia de que a enorme porcentagem das viagens urbanas se realizam por um único passageiro viajando por cerca de 8 quilômetros. Ou seja, veículos menores e mais inteligentes poderiam ser melhores para as comunidades e também para o planeta.
Além de apresentar uma opção de transporte “com o tamanho certo para 90% de viagens urbanas”, a startup diz que o triciclo é menor e mais leve do que veículos similares, sendo um EV desenvolvido por apenas uma fração do custo dos carros normais.
Um investimento recente da TDK Ventures, subsidiária da TDK Corporation, que é uma grande empresa japonesa especializada em eletrônica, aumentou as expectativas da Faction. A startup então poderá em breve fazer frente com concorrentes de serviços de entrega e também de compartilhamento de caronas.
Andrew Maywah, diretor de investimentos da TDK Ventures, disse que a arquitetura de tecnologia da startup foi projetada com sistemas sem motorista em mente. O que permite à Faction incorporar novas tecnologias radicalmente mais rápido do que as plataformas de veículos legadas.
Fonte: Envolverde, FeedyN/Faction