Treinamento para a Caravana da Castração em MS
O Governo de MS organiza treinamento dos pontos focais da terceira região do estado, em preparação para a chegada da Caravana da Castração. A capacitação será realizada no auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som), em Campo Grande, nesta quarta-feira (24), das 8h às 15h. A ação ocorre por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
O encontro tem como objetivo alinhar estratégias, fortalecer a organização logística e garantir que cada município esteja pronto para oferecer atendimento seguro e eficiente à população e aos animais.
Até agora, a iniciativa já contemplou 19 municípios. Em 64 dias de atividades, a Caravana resultou em 8.258 animais castrados, microchipados, medicados e recebendo roupinhas cirúrgicas e colares pós-operatórios.
SigPet já ultrapassou 16 mil cadastros em MS
A princípio, o impacto do projeto é ampliado pelo SigPet. Em outras palavras, é o Sistema Gestor de Pets. Além disso, o SigPet é uma ferramenta digital. Ele ultrapassou 16 mil cadastros em todo o Estado. Como resultado, se consolidou como um sistema transparente e acessível. Assim também, ele é usado para cadastro e agendamento de castrações (www.sigpet.ms.gov.br).
A terceira região contará com a participação de 17 municípios. Em primeiro lugar, estão Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Maracaju. Assim como, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Douradina e Ponta Porã. Do mesmo modo, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados e Ivinhema. E, por último, Deodápolis, Caarapó, Itaquiraí, Paranhos, Japorã e Iguatemi.
Atividades começam em 8 de outubro
As atividades começam em 8 de outubro, em Nova Alvorada do Sul, e seguem até 10 de dezembro, em Iguatemi. Em seguida, a Caravana retorna em 15 de janeiro, já com o início da quarta região.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca o caráter inovador do projeto. “A Caravana da Castração é uma política pública inédita, que coloca Mato Grosso do Sul como referência nacional em proteção animal. Este projeto mostra que cuidar dos animais é também cuidar das pessoas e, por isso, seguimos investindo em parcerias e capacitação para que cada etapa seja um sucesso”.
Para o superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, a nova fase sobretudo consolida o impacto da ação no estado. “Estamos indo para o fim da nossa campanha. Após a 3ª região, com 17 municípios atendidos, chegaremos à Grande Campo Grande, etapa que deve encerrar o ciclo em abril. A Caravana já mostrou seu impacto em todo o Estado e cada treinamento é essencial para garantir que o município esteja preparado, garantindo qualidade, transparência e respeito à causa animal”.
A Caravana da Castração já desperta atenção em todo o estado. Municípios que a iniciativa ainda não contemplou têm procurado a Suprova e a Setesc para aderirem. Isso ocorre pois eles salientam o impacto positivo da ação e sua importância dentro do conceito de Saúde Única, que integra saúde animal, humana e ambiental.
Serviço
Treinamento da Caravana da Castração – 3ª região
Local: auditório do MIS – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – 3º andar – Centro, Campo Grande (MS)
Data: quarta-feira, 24 de setembro
Horário: 8h às 15h
Fonte: Secom/Gov.br