Obra de R$ 2,3 milhões está na fase de acabamento, mas trabalho não atrapalha a passagem dos veículos
Após sete meses, enfim, o tráfego nos altos da rua Hayel Bon Faker está liberado. Então, a Prefeitura de Dourados liberou (29) a nova ponte, construída próximo à Igreja São Carlos e que liga o centro da cidade ao Jardim Europa e imediações.
Contudo, a via estava interditada desde o dia 18 de março, quando o volume de água da forte chuva, que caiu na ocasião, provocou o rompimento da galeria do Córrego Laranja Doce e ocasionou o deslizamento do asfalto no local.
Por isso, o problema resolvido com a construção de uma ponte, que teve ordem de serviço assinada no dia 30 de junho, após estudo técnico para apontar a melhor solução.
“Fizemos o planejamento sem atropelo e com muita cautela para tomar a melhor decisão. Após isso, tudo muito rápido.
A empresa contratada avaliava que uma obra assim poderia levar até nove meses e essa está sendo concluída, desde a ruptura, estudo, projeto, documentação e execução em apenas sete meses.
Dessa forma, faltando agora apenas o acabamento, trabalho que deve ser concluído em até duas semanas, mas que não impede o tráfego no local”, avalia Luis Gustavo Casarin, secretário Municipal de Obras Públicas.
O prefeito Alan Guedes acompanhou o tráfego liberado em Dourados e comemorou a devolução da via aos moradores da região, que precisavam desviar o caminho para chegar ao centro da cidade, fato que gerava gargalo em outras vias.
“Com a conclusão da ponte, do asfaltamento e da iluminação, que também é muito importante para dar segurança às pessoas que transitam pelo local, não tínhamos porque não liberar e desafogar outras vias, como a avenida Presidente Vargas.
Fizemos um trabalho com o cuidado para ser definitivo e seguimos todas as orientações dos engenheiros. Um investimento de mais de R$ 2,3 milhões de recursos da Prefeitura de Dourados que temos a certeza de que valeu a pena”, comemorou.
Essa ponte é classe TD-45
João Vítor Antônio, engenheiro da Matpar, empresa responsável pela obra, afirma que a ponte foi projetada para suportar até 45 toneladas por eixo. “Essa ponte é classe TD-45, projeto utilizado para rodovias, pode passar caminhões, é muito bem reforçada para não ter mais problemas”.
A ponte tem a pista de rolamento para os veículos e também uma faixa ampla de pedestre. “Deixamos uma medida até um pouco acima da média, para que os pedestres possam passar com total segurança”, completa.
Além de Alan Guedes e Luis Gustavo Casarin, acompanharam o tráfego liberado em Dourados os secretários Vander Soares Matoso (Administração), Romualdo Diniz Salgado Junior (Planejamento), Márcio Antônio do Nascimento (Serviços Urbanos) e Ginez Cesar (Comunicação).
Os vereadores Sérgio Nogueira, Maurício Lemes e Elias Ishy também passaram pelo local.
Fonte: pm dourados