Painel solar será, portanto, possível gerar uma eletricidade equivalente a cerca de 1,8 mil quilômetros de distância percorrida por ano
O Toyota bZ4X vem com a grande novidade de ser totalmente elétrico, depois de lançamentos de veículos híbridos pela montadora para 2022. Outra grande inovação é que o novo veículo vai ter como opcional um painel solar no teto em alguns mercados.
Segundo a montadora, com o painel solar será, portanto, possível gerar uma eletricidade equivalente a cerca de 1,8 mil quilômetros de distância percorrida por ano.
A bateria vai ter 71,4 quilowatts-hora. Significa, portanto, uma autonomia de 480km a 500km, dependendo da versão escolhida. Segundo a Toyota, a bateria do bZ4X pode ser carregada até 80% em apenas 30 minutos usando um carregador rápido de 150 quilowatts e o equipamento foi projetado para manter até 90% de sua carga mesmo de pois de 10 anos de uso ou 240 mil quilômetros rodados.
Conservação da bateria
Para garantir a conservação da bateria, ela está localizada abaixo do assoalho do veículo, local livre de contaminação com monitoramento constante de tensão e corrente, além de controle de temperatura. Em caso de acidentes, um líquido de refrigeração de alta resistência ajuda a garantir a segurança.
O Toyota bZ4X é uma parceria com a Subaru, que desenvolveu, dessa maneira, a plataforma do veículo. Uma prévia do lançamento já havia acontecido em abril de 2021. Os detalhes sobre a versão em produção foram revelados no final de outubro.
Energia limpa
O bZ4X pode conectar-se à rede de energia residencial e servir como fonte de alimentação externa. Em momentos de necessidade e cortes da rede pública, as baterias podem garantir eletricidade. E, durante o dia, a energia gerada pelos painéis elétricos pode-se utilizar-se pela residência, com o excedente sendo armazenado nas baterias do veículo e usado posteriormente.
Com um tamanho parecido ao da RAV 4, o bZ4X vai ser um modelo de SUV com linhas bem marcantes e design futurista. O novo Toyota vai, portanto, ter duas versões: modelo padrão com tração dianteira e um único motor elétrico que gera 201 cavalos de potência.; e versão com tração integral com um segundo motor elétrico para o eixo traseiro que lhe dá um total de 215 cv.
Outros diferenciais destacados pela mídia especializada são o sistema de direção, o espaço interno e a central multimídia.
Fonte: Cliclo vivo/quatro rodas/estadominas