Seja qual ambiente for, há modelos de cortinas na decoração dão personalidade aos ambientes.
Garantir privacidade, controlar a luminosidade, proteger o mobiliário do excesso de sol e proporcionar conforto térmico dentro de casa. Estas são as funções das cortinas decoração.
Mas é a escolha do tecido que a define e arremata o décor. Há quem prefira peças com tramas mais fechadas e maior capacidade de bloquear o sol: o veludo, algodão e o linho cumprem bem este papel.
Já o voal e o chiffon, por exemplo, são os preferidos de quem quer deixar mais luz invadir os ambientes. Na hora de instalar, vale considerar as duas opções: o trilho suíço no forro ou o varão, este é instalado direto na parede
Em projetos planejados do zero, eu sugiro incluir um vão entre o forro de gesso e a parede para embutir o trilho suíço e oferecer um acabamento melhor”,
Quem optar pelo varão, deve assim lembrar que, como ele fica mais exposto, também vira uma peça de decoração. Considere, portanto, o material em que ele é confeccionado e o acabamento das ponteiras na hora de finalizar o décor.
Abaixo, reunimos alguns projetos para salas e quartos com boas ideias de uso de cortinas de tecido.
Engana-se quem pensa que a onda bicolor é exclusiva das paredes. O bloco de cor alinhado exatamente com a base da janela ajuda a guiar o olhar de quem entra no quarto, funcionando como um ponto de referência no décor.
Cortinas: Decoração ousada
Outra opção seria utilizar um tecido translúcido, que não somente deixasse entrar luz natural na sala, mas também funcionasse como um visor do estar para a área externa. Bom recurso para compor o décor é misturar almofadas lisas com outras da mesma estampa da cortina.
A transparência e a leveza do voal de poliéster inglês comercializado pela Orlean abrem espaço para a estampa com sutil inspiração no padrão ikat deste tecido.
Como resultado, a cortina dá a sensação de ser um grande painel translúcido na sala, a partir do qual se avista a área externa.
Com pitadas de azul, a peça compõe com a poltrona, as almofadas e os objetos em várias nuances da mesma cor.
Note que sua textura se harmoniza com a do papel de parede tramado em tons que passeiam pelos azuis e cinzas, sobre o qual fica apoiado o espelho dourado.
Integrar ambientes é a máxima ao começar uma reforma de apartamento ou casa, mas, às vezes, é imprescindível deixar um ou outro canto mais reservado
Sofisticada
Num tom mais escuro, a cortina de veludo dá ainda mais sofisticação à sala
O verde fica por conta dos vasos de folhagens espalhados pelo espaço, trazendo a natureza para dentro da casa.
Campestre e rococó. A dona de um ambiente tão eclético, que poderia ser descrito por esses adjetivos, só poderia ser Cindy Sherman. A estrela do ambiente é, sem dúvidas, a cortina de seda amarela e seus painéis do século 19.
O contraste com o teto de vigas de madeira e outros elementos rústicos, como a cadeira e o piso, que dão verdadeiro perfume colonial para o espaço, equilibra a composição.
A poltrona com franjas e o sofá, ambos com estampa étnica, assim revelam autenticidade, ainda mais quando combinados com a sobreposição de tapetes.
Nos meses mais quentes e claros, a assim delicada cortina controla a iluminação natural. Em qualquer época do ano, ela é a protagonista, afinal emoldura, junto do piso de tábuas largas de madeira bicolor, um décor leve e atemporal.
As poltronas de metal e couro cru seguem o mesmo padrão da mesa de centro, por fim assim contraste com o sofá bege, colorido pelas almofadas. O arremate fica por conta do tapete zebrado, divertida quebra na linguagem formal desta agradável sala.
Fonte: admirare