No momento, você está visualizando TJMS abre inscrição de curso preparatório gratuito para adoção
TJMS lança curso de preparação para adoção responsável. Formação acontecerá de 1° de agosto a 30 de setembro, por meio de ambiente virtual Foto: Pexels

TJMS abre inscrição de curso preparatório gratuito para adoção

TJMS lança curso ‘Preparação à Adoção; Nasce uma Família’

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por meio da Ejud-MS (Escola Judicial de Mato Grosso do Sul), promoverá o curso ‘Preparação à Adoção; Nasce uma Família’, em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude. A formação, em modalidade EaD, tem por objetivo habilitar os pretendentes à adoção para o exercício de uma paternidade ou maternidade responsável.

Qualquer pessoa que more em Mato Grosso do Sul e seja candidata à adoção pode participar. Ao todo, serão quatro turmas com 40 vagas cada uma. A Ejud-MS já abriu as inscrições, e os interessados podem realizá-las no site até 30 de julho.

Curso terá início em 1º de agosto e encerramento em 30 de setembro

A formação acontecerá do dia 1° de agosto a 30 de setembro, por meio de atividades assíncronas no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Ejud-MS e de aulas pelo Microsoft Teams, no dia 6 de agosto e 25 de setembro, das 19h30 às 21h.

O curso proporciona aos participantes uma abordagem completa sobre os aspectos emocionais, jurídicos e sociais da adoção. Assim, contribui para a formação de famílias mais estruturadas e comprometidas com o bem-estar de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.

Curso abordará temas importantes

Durante a preparação, serão abordados temas como os aspectos jurídicos da adoção e desenvolvimento infantil, além disso, incluirá assuntos como educação não violenta e vínculo afetivo. As aulas, por sua vez, serão ministradas por um assistente social, um psicólogo e um juiz para cada turma. O curso terá uma carga horária de 40 horas-aula e ofertará formação qualificada aos candidatos à adoção. Desse modo, auxiliará na promoção de um processo mais consciente, seguro e acolhedor, bem como fornecerá a sensibilidade e a compreensão necessária para a adoção.

Por fim, a iniciativa reforça a importância de preparar, com responsabilidade, os futuros pais adotivos. Nesse sentido, investir na formação é fundamental para garantir vínculos afetivos sólidos e permanentes. Além disso, promove uma convivência familiar baseada no respeito e na empatia. Ao mesmo tempo, contribui para reduzir preconceitos e conscientizar a sociedade sobre os desafios da adoção. Assim, o curso não apenas qualifica os candidatos, como também fortalece a rede de proteção à infância e juventude em Mato Grosso do Sul.

Fonte: TJMS