Projeto possui apoio da Casa Branca e pode ser aprovado em breve
Por isso, Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional estadunidense, ficou feliz com o documento, que permite o banimento de apps similares.
Dessa forma, o projeto, apoiado por ambos os partidos nacionais, permite que os EUA impeçam que determinados estados da nação explorem serviços de tecnologia, ameaçando a confidencialidade dos dados da população e a segurança nacional.
Muitos congressistas entendem que o TikTok é um risco à segurança nacional dos EUA, assim como a maioria do Ocidente, que acredita na possibilidade de os chineses adquirirem acesso aos dados dos usuários, algo negado pelo app.
“É amplamente conhecido que o TikTok constitui ameaça à segurança nacional”, afirmou o senador republicano John Thune. Então, a lei designada por “Lei da Restrição” e permite ao Departamento do Comércio mais poderes para barrar a rede social.
O que diz o TikTok sobre a lei
Segundo a rede social, que tem mais de 100 milhões de usuários nos EUA, disse que a proibição equivale a “amordaçar a liberdade de expressão”.
A missão do TikTok é inspirar a criatividade e trazer alegria. Estamos criando uma comunidade global onde pessoas podem criar e compartilhar, descobrir o mundo ao seu redor e se conectar com outras pessoas de qualquer lugar do mundo.
Contudo, estamos comprometidos em manter um ambiente solidário para a nossa crescente comunidade. Nossas Diretrizes da Comunidade estabelecem um conjunto de normas e um código de conduta coletivo que estabelecem um espaço seguro e acolhedor para todos.
No TikTok, damos prioridade a segurança, diversidade, inclusão e autenticidade. Incentivamos os criadores a celebrar o que os torna únicos e os usuários a interagir com o que os inspira e acreditamos que um ambiente seguro ajuda todos a fazê-lo abertamente.
Sendo assim, valorizamos a natureza global da nossa comunidade e nos esforçamos para levar em consideração a dimensão das normas culturais das localidades onde estamos presentes. Também queremos cultivar um ambiente favorável a interações genuínas, incentivando conteúdo autêntico no TikTok.
Fontes: noticiasdoes, blogismael