No momento, você está visualizando Terremoto forte atinge Mianmar e derruba prédio em Bangkok
Um terremoto de magnitude 7,7, atingiu fortemente o centro de Mianmar nesta sexta-feira (28), causando um desabamento de prédio em Bangkok. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Terremoto forte atinge Mianmar e derruba prédio em Bangkok

Nesta sexta-feira (28) um terremoto de magnitude 7,7, atingiu o centro de Mianmar, causando a destruição de um prédio em Bangkok, capital da Tailândia, confira

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o centro de Mianmar nesta sexta-feira (28), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Os tremores foram sentidos em países vizinhos, como China e Tailândia.

Em Bangkok, capital da Tailândia, um prédio em construção, de 30 andares, desabou por conta do terremoto. 50 operários trabalhavam lá durante o tremor, segundo autoridades. Desses, 43 desapareceram sob os escombros, de acordo com a BBC.

Até a publicação desta nota, não havia informações sobre mortes causadas pelo terremoto. E as autoridades de Mianmar tinham declarado estado de emergência em seis regiões do país, segundo a CNN.

O terremoto em Mianmar foi sentido a mais de mil quilômetros de distância, em países como China e Tailândia

epicentro do terremoto foi a 16 quilômetros a noroeste da cidade de Sagaing, numa profundidade de dez quilômetros, de acordo com o USGS.

USGS também informou a ocorrência de um segundo tremor, com magnitude 6,4 – um pouco mais fraco, em comparação ao primeiro, mas ainda assim forte. Este ocorreu 12 minutos após o primeiro.

Há relatos de estradas e ruas danificadas em Naypyidaw, capital de Mianmar. Contudo, também circularam nas redes sociais vídeos mostrando danos em prédios de Bangkok, que fica a aproximadamente 1,3 mil quilômetros do epicentro.

Escala Richter para terremotos

Charles Richter criou a Escala Richter em 1935 para medir a magnitude do terremoto. Essa escala é logarítmica – isto é, de um grau para o grau seguinte a diferença na amplitude das vibrações é de dez vezes. E a diferença da quantidade de energia liberada é de 30 vezes, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB).

De acordo com a universidade Michigan Tech, dos EUA, o potencial de danos entre cada intervalo da escala é o seguinte:

  • Até 2,5: sismógrafos registram, mas pessoas não sentem;
  • Entre 2,5 e 5,4: pessoas sentem e causa pequenos danos;
  • Entre 5,5 e 6: danifica edifícios e outras estruturas;
  • Entre 6,1 e 6,9: causa muitos danos em áreas muito povoadas;
  • Entre 7 e 7,9: causa danos sérios (por exemplo: destruição de prédios);
  • De 8 para mais: Um terremoto pode destruir completamente comunidades perto do epicentro.

Fonte: olhar digital