No momento, você está visualizando TCE-MS percorre o Estado com o projeto “Diálogo com o Gestor” e encerra ciclo de palestras e oficinas
TCE-MS encerra primeira fase do projeto Diálogo com o Gestor. Foram percorridos quase 7 mil quilômetros, capacitando cerca de 3 mil pessoas Foto: TCE-MS

TCE-MS percorre o Estado com o projeto “Diálogo com o Gestor” e encerra ciclo de palestras e oficinas

TCE-MS encerra primeira fase do projeto Diálogo com o Gestor

Durante oito meses de atividades, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) percorreu quase 7 mil quilômetros, levando capacitação a cerca de 3 mil participantes entre prefeitos, vereadores, autoridades locais, servidores públicos e representantes da sociedade civil, por meio do projeto “Diálogo com o Gestor”.

A ação foi conduzida pelo vice-presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, acompanhado do conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira, coordenador-geral do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância (PPI), além de técnicos e auditores de controle externo da Corte de Contas.

Capacitações contaram com palestras e oficinas sobre temas relevantes

Ao todo, 12 cidades sediaram o projeto. Ele reuniu 68 municípios das respectivas regiões. As capacitações contaram com palestras e oficinas sobre temas específicos. Governança e Planejamento nas Contratações: Caminho para a Eficiência e Inovação na Nova Era da Administração Pública. Além disso, Funcionamento do sistema e-Sfinge. Trata-se de uma ferramenta estratégica desenvolvida pelo TCE-MS para fortalecer a transparência e a eficiência na gestão pública. Outro tema foi Controle Prévio nas Licitações e Lei nº 14.133/2020; Processo de Responsabilização nas Contratações Públicas. Ademais, Pontos de Análise do PPA; e Políticas Públicas voltadas à Primeira Infância. No encerramento de cada etapa, foram entregues certificados de participação aos representantes dos municípios envolvidos.

Para o conselheiro Jerson Domingos, o momento marca apenas o término da primeira fase do projeto. “Deixamos aqui sementes que certamente renderão frutos de qualidade perante a sociedade, especialmente em localidades que ainda não se deram conta de que a educação é fundamental”, destacou.

Tribunal já planeja a continuidade das ações em 2026

O conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira ressaltou que o Tribunal já planeja a continuidade das ações em 2026. “No próximo ano, teremos importantes atividades sobretudo voltadas ao apoio das comissões de monitoramento e avaliação. Também será essencial promover uma análise das ações dos planos municipais da Primeira Infância em relação ao PPA. Além disso, queremos incentivar a troca de boas práticas entre os municípios, para que as políticas públicas se tornem cada vez mais efetivas”, afirmou.

Fonte: TCE-MS