A evolução tecnológica, aplicada no projeto, propiciará ao Tribunal de Contas melhorias contínuas no envio e recepção do Orçamento Programa e Balancetes Contábeis
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) deu início (12) à fase de testes do novo sistema para o Projeto Contas Públicas, módulo Orçamento Programa e Balancetes Contábeis. Que aliás, substituirá integralmente o atual sistema – SICOM – a partir de 2023.
Sendo assim, cinco jurisdicionados foram convidados e participam do projeto piloto com envios simulados para testar e ajudar no desenvolvimento da nova ferramenta de envio da prestação de contas. Modernizando e inovando as rotinas obrigatórias junto ao Tribunal de Contas.
Portanto, na abertura da reunião de apresentação do Projeto aos municípios que participam da fase de testes, o diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio, agradeceu a disponibilidade dos jurisdicionados em participarem dessa fase piloto e ao presidente da Corte de Contas, conselheiro Iran Coelho das Neves, e ao demais conselheiros por oportunizarem essas possibilidades de soluções para o controle como um todo.
O diretor ainda explicou que esse trabalho faz parte de um grande projeto que o TCE vem implementando ao longo dos últimos anos. Buscando aprimorar as técnicas de controle externo investindo em tecnologia da informação para otimizar. Tanto o trabalho da atividade fim do Tribunal para fins de controle. Como também o trabalho do seu jurisdicionado. “ Certamente, a ideia é começar com esse grupo agora e depois ampliarmos para termos o máximo de pessoas possível testando e nos ajudando a desenvolver a ferramenta.
Novo sistema do TCE-MS irá facilitar o trabalho
Nós vamos trabalhar com os envios simulados do PPA, LOA, LDO do exercício 2022. É esse momento de troca que vai nos proporcionar a possibilidade de termos uma ferramenta. Que vai facilitar o trabalho de vocês no envio dessa documentação e o trabalho do controle externo exercido pelo Tribunal de Contas”.
Assim, o Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TCE-MS. Daniel Eduardo Funabashi Toledo, lembrou que recebeu do presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves. A missão de dar prosseguimento à modernização do Tribunal. E reforçou que esse é um momento de mudança, aperfeiçoamento, melhoria e isso exige a presença dos jurisdicionados. Que vão realmente usar a ferramenta no dia a dia. “Vocês são fundamentais para que possamos aprimorar nossos sistemas de prestação de contas. Além disso, em conjunto buscamos alcançar os objetivos de modernizar e otimizar nossas soluções tecnológicas”.
O projeto Contas Públicas é uma parceria da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS em conjunto com a Secretaria da Tecnologia da Informação. Portanto, a evolução tecnológica, aplicada no projeto, propiciará ao Tribunal de Contas melhorias contínuas no envio e recepção do Orçamento Programa e Balancetes Contábeis.
Fonte: tce.ms