As atividades no Núcleo de Superendividamento do Procon de Dourados ocorrem em parceria com universidades e acadêmicos
O Procon de Dourados prepara o lançamento do Núcleo de Superendividamento. O setor passará a oferecer atendimento multidisciplinar para a população, a partir do dia 15 de março, data em que é comemorado o Dia Mundial do Consumidor.
Desse modo, as atividades ocorrem em parceria com universidades e acadêmicos que irão auxiliar a população, com apoio jurídico, econômico e psicológico.
O diretor administrativo do Procon, Antônio Marcos Marques, explica que a atuação é uma inovação da Lei 8.078, de 1990. Que assim, define os direitos e deveres do consumidor.
“Nós temos trabalhado para melhorar o atendimento que fornecemos para a população. Nós prestamos apoio para solucionar as demandas e fornecemos o atendimento multidisciplinar para tentar mudar os padrões que levam ao superendividadamento”, pontuou.
Nesta semana o órgão define quais universidades serão parceiras do projeto. O Núcleo de Superendividamento ainda desenvolverá o planejamento da agenda de palestras e cursos em escolas e universidades, com intuito de preparar crianças e adolescentes sobre consumo, compra e despesas.
Dessa forma, o PROCON é um órgão público que atua primordialmente na proteção e defesa dos direitos dos consumidores e seus interesses, na esfera individual e coletiva. Trata-se de um órgão extrajudicial considerado como um meio alternativo para a solução de impasses e conflitos decorrentes das relações de consumo.
Sua principal função é buscar a Conciliação a fim de solucionar o conflito entre consumidores e empresas.
Além disso, existem outras entidades que atuam na defesa do consumidor, como: o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Delegacia de Defesa do Consumidor,
Serviço – Procon de Dourados
O Procon fica na avenida Joaquim Teixeira Alves, 772. O horário de atendimento ao público é das 7h30 às 13h. Qualquer dúvida ou reclamação ligue 151 ou 3411-7754.