Com 100% de adesão dos municípios, MS Alfabetiza completa um ano
O encontro entre prefeitos e secretários municipais de Educação, em alusão ao primeiro ano de implantação do Programa MS Alfabetiza.
Na abertura do encontro os estudantes do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação – CEAM/AHS, Maria Júlia Berbet Duailibi, Giovanna Carnevali Santos, Marina Silveira Weber, Leoner Parra e Estevão Colman, interpretaram a música “Aquarela”, de Toquinho, e “Meus Erros”, da banda Paralamas do Sucesso, “Garota de Ipanema”, de Antonio Caros Jobim e Vinícius de Moraes, sob orientação do professor Gleyton Berbet.
A vice-reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Celi Corrêa Neres, explanou a felicidade de participar do encontro. “É um momento de registrar e agradecer a forma que a professora Cecilia Motta trabalha em prol a Educação de nosso Estado e Brasil, estou feliz em participar do lançamento e agora um ano deste programa fantástico, momento de registrar o legado da professora Cecília como gestora pública em todas as áreas da educação”, finalizou.
MS Alfabetiza
Criado em 2021 colocado em prática no início deste ano, o Programa MS Alfabetiza Todos pela Alfabetização da Criança tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.
Neste primeiro ano, as ações do Programa MS Alfabetiza contemplaram iniciativas de formação continuada. Portanto realização de avaliações, acompanhamento dos indicadores. E fortalecimento na cooperação entre Estado e municípios, bem como a oferta de material didático complementar.
Entre os parceiros, estão entidades como a Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum. Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime. Assim como Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS).
Investimento
No primeiro ano, o Programa foi responsável por investimentos na aquisição de livros didáticos, custeio de avaliações . Assim também de bolsas para Formação dos profissionais.
Ao todo, foram investidos mais de R$ 4 milhões, chegando ao total de R$ 8,3 milhões considerando as premiações destinadas às escolas.
Assim que obtiverem os melhores índices de alfabetização.
e contribuições financeirasàs escolas com os menores índices de aprendizagem (denominadas “escolas apoiadas”)
Fonte: GOV MS