Para participar do Sisu, o MEC exige que o candidato tenha feito a edição de 2021 do Enem
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já abriu a consulta de vagas para o segundo processo seletivo de 2022. Ao todo, serão 65.932 oportunidades em 73 instituições públicas de ensino superior. No entanto, as inscrições poderão ocorrer entre o próximo dia 28 de junho até as 23h59 do dia 1º de julho.
Portanto, as informações sobre as vagas, turnos e as normas de cada universidade, como notas mínimas exigidas ou regulamento para cotas sociais, foram disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC) no site do Sisu. Aliás, os candidatos precisam apenas digitar o nome do curso, da instituição e o município.
Além disso, o MEC informou que há vagas para 2.043 vagas cursos de graduação. As maiores ofertas são para pedagogia, administração, matemática, ciências biológicas, química, direito, física, medicina, engenharia civil e engenharia elétrica.
Sendo assim, os estados com maior número de vagas são Rio de Janeiro (13.249); Minas Gerais (8.655); Paraná (6.692), e Bahia (5.968).
O Sisu é o processo seletivo pelo qual estudantes concorrem a vagas de instituições públicas de ensino superior a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar desta edição do Sisu, o estudante precisa ter feito o Enem de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não ter participado do Enem na condição de treineiro.
Critérios para vagas no Sisu
Para participar do Sisu, o MEC exige que o candidato tenha feito a edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado da prova na condição de treineiro.
Conforme o cronograma da Pasta, o resultado do processo seletivo terá divulgação no dia 6 de julho. A matrícula ou registro acadêmico deverão ser feitos de 13 a 18 de julho. Já o prazo para inclusão na lista de espera será de 6 a 18 julho.
Fonte: agencia brasil