No momento, você está visualizando Campo Grande e outras 12 cidades de MS recebem feirões do SINE para celebrar 50 anos
SINE celebra aniversário com feirões de empregabilidade em MS. Ação ocorrerá em Campo Grande e em 12 municípios do interior Foto: Ag. Brasil

Campo Grande e outras 12 cidades de MS recebem feirões do SINE para celebrar 50 anos

SINE celebra aniversário com feirões de empregabilidade em MS

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) celebra aniversário de 50 anos em MS com feirões de empregabilidade em Campo Grande e em 12 municípios do interior. São eles Aparecida do Taboado, Aquidauana, Batayporã, Cassilândia, Costa Rica, Dourados, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina e Três Lagoas. A ação é realizada por meio da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), e tem início nesta terça-feira (7).

Os eventos reúnem empresas contratantes, trabalhadores e instituições parceiras em uma grande mobilização de intermediação de mão de obra. Além disso, oferecem milhares de vagas em diversos setores, bem como serviços variados.

Entre eles, destacam-se a emissão da Carteira de Trabalho Digital, o atendimento ao Seguro-Desemprego e palestras sobre qualificação e empreendedorismo. Desse modo, fortalecem a conexão entre empregadores e candidatos.

Em Campo Grande, 12 empresas confirmaram participação, oferecendo 120 vagas em diferentes áreas. Há oportunidades em tecnologia da informação, limpeza terceirizada e recursos humanos, bem como produtos naturais e transportes. Constam, ainda, vagas nos setores de supermercado, call center e autopeças. Além disso, há oportunidades para os setores de proteína de soja, peças para tratores, atacado de alimentos e indústria têxtil. O feirão será realizado na Rua 13 de Maio, 2.773, das 8h às 11h.

Feirões no interior

Cada município contará com programação própria, com destaque para Dourados (+160 vagas), Nova Andradina (+120 vagas), Batayporã (+130 vagas) e Três Lagoas (+80 vagas). As Casas do Trabalhador oferecerão ainda um café da manhã de boas-vindas aos participantes.

Sidney de Abreu, gestor da Casa do Trabalhador de Três Lagoas, ressaltou a importância do evento. “Este feirão é uma oportunidade concreta para que os trabalhadores da nossa região tenham acesso direto às empresas, ampliando as chances de recolocação profissional e fortalecendo a economia local.”

Em Nova Andradina, a gestora Cléris de Fátima Galvão reforçou a relevância do SINE. “O SINE completa 50 anos mostrando que continua indispensável na vida dos brasileiros. A integração entre quem busca emprego e as empresas é o que mantém o serviço atual e relevante.”

Histórico e modernização do SINE

Coordenado nacionalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o SINE é, acima de tudo, um dos principais instrumentos de política pública. Além disso, tem destino à geração de emprego e renda em todo o país.

A Funtrab e a rede de Casas do Trabalhador gerem o serviço em Mato Grosso do Sul. Dessa forma, aproxima empregadores e trabalhadores, promovendo, assim, oportunidades reais de inserção no mercado.

Por fim, a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, destacou que os 50 anos do SINE reforçam a relevância do serviço. “Mais que celebrar os 50 anos, queremos mostrar que o SINE continua atual e necessário. Além disso, a instituição acompanha as mudanças do mercado e promove oportunidades reais para a população sul-mato-grossense”.

Nos últimos anos, o sistema vem passando por modernização. As agências se transformaram em Casas do Trabalhador e oferecem espaços renovados. Ao mesmo tempo, há atendimento digital, permitindo acesso online a vagas e benefícios. O cinquentenário do SINE marca meio século de atuação na geração de emprego. Assim, o serviço se consolida como elemento estratégico para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Funtrab