Diante das condições climáticas existe risco de corte de energia elétrica
Nesta sexta-feira (27) a previsão é de tempo mais fechado, com queda e a temperatura mais amena no Estado de MS, não descartando a ocorrência de chuva e até de tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento, devido avanço de uma frente fria.
Dessa forma, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), junto com a queda das temperaturas tem o aumento de nebulosidade e possíveis tempestades principalmente nas regiões leste e nordeste do Estado.
Em Campo Grande a mínima será de 21°C e máxima de 29°C. Já em Dourados vai variar entre 18°C e 28°C. Então, para região do Pantanal, em Corumbá, a máxima fica em 28°C e mínima de 22°C. Em Três Lagoas pode se chegar a 34°C, com mínima de 23°C. Na região de fronteira, em Ponta Porã, a variação será entre 17°C (mínima) e 27°C (máxima).
Após temperatura mais alta do ano, Dourados entra em alerta de tempestade
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo de tempestade para Dourados e cidades da região. É possível chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/ dia, ventos intensos (60-100 km-h) e queda de granizo, até às 10h, desta sexta-feira (27).
Contudo, além de Dourados, o aviso abrange cidades como Corumbá, Caarapó, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Maracaju, Mundo Novo, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sidrolândia, Vicentina, entre outras -veja mais na faixa em laranja no mapa ao lado.
Sendo assim, diante das condições climáticas existe risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Mas, o município registrou 39,8ºC, considerada a temperatura mais alta do ano, segundo a Embrapa Agropecuária do Oeste.
As orientações com a queda de temperatura em MS
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: gov.ms