Você está visualizando atualmente Sete municípios brasileiros elegem novos prefeitos
Por definição do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, sete municípios brasileiros escolhem prefeitos

Sete municípios brasileiros elegem novos prefeitos

Eles substituirão quem teve candidatura indeferida em 2020 e Bandeirantes (MS) tem novo prefeito

Mais de 100 mil eleitores voltaram às urnas ontem (7) para eleger novos prefeitos em sete municípios brasileiros. As eleições suplementares é uma resolução da Justiça Eleitoral para substituir prefeitos e vices eleitos em 2020, que tiveram seus registros de candidatura não aceitos naquela eleição.

O maior processo eleitoral deste domingo ocorreu no município de Tomé-Açu, no Pará, em que 36.034 eleitores se mobilizaram na cidade. Carlos da Vila Nova (PL) foi eleito com 20.426 votos, ou 58,32% dos votos válidos.

Em Jaguaruana, no Ceará, 23.276 pessoas foram às urnas. Elias do Sargento (PCdoB) foi escolhido com 11.603 votos (51,64%)

A cidade de João Dourado, na Bahia, mobilizou 13.342 eleitores e a maioria (56,08% ou 7.319 votos) escolheu Di Cardoso (PL). Guamaré, no Rio Grande do Norte, foi outro município da Região Nordeste a voltar às urnas. O eleito foi Arthur (PSB), com 6.984 votos (61,16%).

Em Carapebus, no Rio de Janeiro, Bernard Tavares (Republicanos) elegeu-se prefeito com 5.293 votos (53,14%). Os outros dois municípios com eleições suplementares foram Bandeirantes (MS), que elegeu Gustavo Sprotte (DEM), com 1.493 votos (36,25%), e Francisco Alves (PR), que escolheu Milena do Valtinho (PSDB), com 2.096 votos (49,35%).

Escolha fora do calendário

Os sete municípios das cinco regiões do país voltaram às urnas neste domingo (7) para eleger novos prefeitos por causa de decisões da Justiça eleitoral. Ou seja, essas eleições suplementares cumprem decisões da Justiça Eleitoral que indeferiram o registro de candidatura ou cassaram os diplomas dos eleitos em 2020.

Assim, as eleitoras e os eleitores de sete cidades do Paraná, Mato Grosso do Sul, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Pará tiveram que escolher novos prefeitos e vice-prefeitos em eleições suplementares. A realização dos novos pleitos cumpre decisões da Justiça Eleitoral que indeferiram o registro de candidatura ou cassaram os diplomas dos eleitos nas Eleições Municipais de 2020.

Informações adicionais

O calendário dos pleitos suplementares também está disponível para consulta no Portal do TSE. Dados detalhados dos candidatos podem ser encontrados na página DivulgaCandContas. Para acessá-los, basta clicar nas três barras no canto superior direito da página, selecionar “Eleições Suplementares” e preencher o formulário com o ano do pleito de referência e o estado onde fica o município.

 

 

Fonte: Agência Brasil/Ebc/ TSE-JUS-Brasil

Foto: TSE – Antonio Augusto