No momento, você está visualizando Senar-MS inicia curso para promover saúde e autonomia na terceira idade
Senar-MS inicia curso para promover autonomia na terceira idade. São 3 dias de aulas ministradas por profissional da área de enfermagem Foto: Senar-MS

Senar-MS inicia curso para promover saúde e autonomia na terceira idade

Senar-MS lança curso voltado à terceira idade

A terceira idade deve ser encarada como uma nova etapa de aprendizado e autonomia e, pensando nisso, o Senar-MS lançou o curso “Saúde do Idoso”. A iniciativa inédita reforça o compromisso com o bem-estar da população rural em todas as fases da vida.

A turma inaugural foi, portanto, realizada no município de Sidrolândia, com a participação de 10 pessoas, entre idosos, cuidadores e agentes comunitários de saúde. Além disso, a proposta prevê a realização de cinco turmas ainda em 2025, sendo quatro em Sidrolândia e uma em Porto Murtinho.

Com 24 horas de duração distribuídas ao longo de três dias, a capacitação reúne tanto conteúdo prático quanto teórico, ministrado por profissional da área de enfermagem.

Os participantes aprendem sobre

  • Cuidados com a saúde, higiene e alimentação;
  • Prevenção de doenças e promoção de um lar seguro;
  • Importância da atividade física e dos vínculos afetivos;
  • Estímulo à autonomia e ao respeito à individualidade da pessoa idosa.

Entre os participantes da primeira turma, a agente comunitária de saúde Gilda Carvalho, que atua na área rural, destacou o impacto direto que o curso trará para sua rotina de trabalho e para a vida dos idosos que atende.

“Aprendi mais sobre a importância de ouvir os idosos, respeitar a função social que eles ocupam, principalmente na zona rural, que tem suas particularidades. É fundamental que os familiares também façam esse curso, porque o cuidado começa dentro de casa”, comentou.

O curso é gratuito e voltado para idosos com 60 anos ou mais, bem como cuidadores, pessoas a partir de 18 anos que convivem com idosos e demais interessados.

“Há muitas famílias com idosos vivendo em áreas rurais e, por isso, percebemos a necessidade de oferecer mais apoio e informação a essas pessoas. Assim, esse novo curso se soma às ações do Senar-MS, funcionando, ainda, como mais uma estratégia para valorizar o envelhecimento com respeito e dignidade”, destaca o consultor do Senar-MS, Adilton França, responsável pelo projeto.

Como participar

Interessados devem procurar o Sindicato Rural de Sidrolândia ou de Porto Murtinho para obter mais informações sobre as próximas turmas.

Atenção, Sindicatos Rurais

O curso estará disponível para solicitação no Planejamento Anual de Trabalho (PAT) 2026.

Fonte: Senar-MS