Programação da Semana do Artesão inclui feira de artesanato, oficinas e palestras, tudo gratuito
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza a 14ª edição da Semana do Artesão de 18 a 26 de março de 2022, no Shopping Campo Grande. A programação inclui feira de artesanato, oficinas e palestras, tudo gratuito.
A Semana do Artesão acontece, portanto, anualmente pela Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura do Estado. Conta com apoio das entidades representativas dos artesãos de MS, Sebrae/MS e Sectur. Trata-se, portanto, do principal evento de celebração do dia do artesão, comemorado no dia 19 de março no Estado.
Profissionais do artesanato
Consiste, dessa maneira, em um momento de articulação e fortalecimento dos laços entre os profissionais do artesanato, seja individualmente ou por meio de suas entidades representativas. Por meio da Semana do Artesão, o poder público rende homenagens a esses profissionais às suas obras. Traz, portanto, artesanato diverso e criativo que é uma das expressões da cultura sul-mato-grossense.
“A Semana do Artesão de 2022 é um evento muito esperado após dois anos de pandemia. Esse ano temos boas expectativas. Vamos, portanto, voltar de forma presencial com uma extensa programação. Oficinas de artesanato, rodad as de negócios e uma grande feira de artesanato”, afirma a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, Katienka Klain.
Homenageadas as artesãs Indiana Marques, Araquém Leão (In Memorian) e Edson Alves da Cruz
Na edição deste ano serão homenageadas as artesãs Indiana Marques, Araquém Leão (In Memorian) e Edson Alves da Cruz. As Entidades Classistas do Artesanato de MS escolheram estas artesãs pela importância e a trajetória delas no artesanato do Estado.
Indiana Marques nasceu em Ponta Porã na fazenda de erva-mate de seu pai. Residiu em Campo Grande ainda jovem. Trabalha com artesanato há muitos anos, encontrando sua vocação na cerâmica, na verdade um reencontro das brincadeiras de infância com o barro da beira do rio.
Por seu trabalho com a “bugras” conquistou um mercado crescente em vários Estados brasileiros e outros países como Itália e Portugal.
Nascido em Campo Grande e falecido no ano passado, fala grossa, sereno, criativo, assim era seu Araquém Leão. Vivia do oficio que tanto amava, o artesanato. Fazia facas, criava espetos de churrasco e chairas com materiais que antes não tinha utilidade: ossos bovinos e de avestruzes.
“É um trabalho que faço me divertindo, é interessante que encaro como um trabalho, uma profissão, para mim é uma grande terapia fazer esse tipo de artesanato, é um grande prazer, um sonho”, afirmou no livro Vozes do Artesanato.
Edson Alves da Cruz nasceu na fazenda Cordilheira, em Corumbá MS. Pai de dez filhos, começou sua carreira profissional trabalhando na lida do campo. Fez frete, curral, cercas, tirou lenha e em comitivas de gados pelo Pantanal afora.
Em suas horas de folga, Edson confeccionava gamelas para quando viesse para a cidade pudesse vendê-las. Consegue fazer, portanto, uma renda extra.
Numa dessas gamelas, resolveu, dessa maneira, esculpir um animal do Pantanal no caso um Tuiuiú. Fez tanto sucesso que fez outras, mas ainda não vivia de sua arte.
Semana do Artesão traz a 2ª Sessão de Negócios do Artesanato de MS
Dentro da programação da Semana do Artesão será realizada a 2ª Sessão de Negócios do Artesanato de Mato Grosso do Sul, no dia 24 de março das 9 às 12 horas no Sebrae na Avenida Mato Grosso, 1661, Centro.
A participação dos interessados é, portanto, gratuita e as vagas são limitadas. Inscrições podem ser feitas, por fim, até o dia 9 de março por meio do link aqui. Para mais informações, entrar em contato com os organizadores: (67) 9 9247-7441 Joleine Torres Schmidt – PAECO EVENTOS.
Mais informações sobre a Semana do Artesão na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais pelo telefone (67) 3316.9107. Confira, por fim, AQUI a programação da Semana do Artesão e faça sua inscrição para as palestras e oficinas que deseja participar.