Sejuv fará entrega do prêmio Jovem do Ano
A Secretaria Executiva da Juventude (Sejuv) realiza no dia 9 de dezembro, o Prêmio Jovem do Ano, evento que integra a programação da Cidade da Juventude 2025. A iniciativa tem como objetivo reconhecer jovens campo-grandenses que se destacaram em diferentes áreas, promovendo impacto social e protagonismo juvenil.
A escolha dos indicados será feita de forma participativa. A Sejuv abrirá, logo depois, uma caixinha de votação. Esta caixinha será nos stories das redes sociais oficiais. Nesse sentido, o público poderá sugerir nomes. Esses nomes irão compor a pré-seleção dos finalistas. A iniciativa, assim, busca tornar o processo participativo, assim como, próximo da comunidade. Portanto, dá voz aos próprios jovens, bem como ao público que os acompanha.
O Prêmio Jovem do Ano será dividido em dez categorias. As categorias contemplam diferentes formas de atuação e expressão. Por fim, cada categoria terá o limite de 10 participantes. Analogamente, dentre os selecionados, cinco nomes serão indicados. A indicação será para a votação final. O mais votado em cada categoria será, por conseguinte, o vencedor. Logo, ele receberá o prêmio durante o evento.
As categorias são:
- Jovem Empreendedor: reconhece quem cria negócios, projetos ou iniciativas com impacto econômico e social, mostrando criatividade e atitude.
- Jovem Esportista: destaca talentos do esporte pela dedicação, conquistas, espírito de equipe e superação.
- Jovem Artista: valoriza quem expressa criatividade por meio da música, dança, teatro, literatura ou artes visuais.
- Jovem Comunicador: homenageia quem usa a comunicação para informar, inspirar e conectar pessoas, em mídias tradicionais ou digitais.
- Jovem Voz da Educação: premia jovens que se destacam em projetos ou conquistas educacionais e promovem o conhecimento como ferramenta de transformação.
- Jovem Ativista Social: reconhece o engajamento de quem atua em causas sociais, culturais ou ambientais, gerando impacto positivo na comunidade.
- Jovem Cientista: celebra talentos na ciência, pesquisa e tecnologia, que produzem conhecimento e criam soluções para o futuro.
- Jovem Inovador: premia ideias e projetos criativos que trazem novas soluções para desafios da atualidade.
- Jovem Líder em Destaque: valoriza quem inspira e mobiliza pessoas, exercendo liderança em comunidades, escolas ou projetos.
- Jovem Fashionista: reconhece quem expressa autenticidade e atitude através da moda e do estilo, influenciando positivamente outros jovens.
Além da premiação, o evento contará com outras programações. Entre elas, por exemplo, batalha de breaking, cosplay, bem como outras atrações. A cidade da juventude ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de novembro. Ou seja, na vila morena, nos altos da Afonso Pena.
A programação, em outras palavras, contará com atividades em diversas áreas. Sobretudo, nas áreas de educação, qualificação profissional e cultura, assim como nas áreas de empreendedorismo, inovação, cidadania e cooperativismo.
Fonte: PM CG