Você está visualizando atualmente Segurança na região central de Campo Grande é intensificada 
480 guardas civis metropolitanos como parte do plano de segurança na região central da capital de MS

Segurança na região central de Campo Grande é intensificada 

Plano de Segurança na região central da cidade e nos bairros seguirá até o dia 9 de janeiro de 2022, com 480 guardas civis metropolitanos, 54 viaturas

A Prefeitura de Campo Grande intensifica a segurança na região central da cidade e nos bairros. Trata-se do Plano de Segurança Operação Cidade Segura apresentado último dia 30 e que seguirá até o dia 9 de janeiro de 2022. Conta com 480 guardas civis metropolitanos, 54 viaturas. Além de micro-ônibus e bicicletas para auxiliar nas rondas feitas nas principais vias comerciais das sete regiões urbanas.

O objetivo é, portanto, proporcionar segurança às pessoas que irão transitar nas principais vias comerciais de Campo Grande. Bem como pontos de interesse municipal. Será intensificada a segurança, em especial na Área Central, devido ao grande fluxo de pessoas vindas das outras regiões para o centro da cidade neste período festivo de fim de ano.

Complementando o trabalho das forças policiais

O prefeito Marquinhos Trad ressalta, nesse sentido, que desde que a Guarda Civil Metropolitana ganhou as ruas de Campo Grande, complementando o trabalho das forças policiais, a sensação de segurança aumentou em Campo Grande.

“Seja em uma ronda comum pelos bairros, nas sete regiões da Capital, ou no início e fim das aulas, o resultado é visível para a população, que sente a diferença no dia a dia quando avistam, rotineiramente, uma viatura da guarda pelas ruas. Neste período de Natal e Ano Novo aumenta o fluxo de pessoas nas ruas e por isso vamos intensificar o que já é feito, a fim de deixar as famílias mais tranquilas para fazer suas compras ou passearem pela cidade”, afirma o chefe do Executivo.

Segurança na região central conta com câmeras de vídeomonitoramento

Além da presença física de servidores, também será utilizada tecnologia de CFTV. Ou seja, as câmeras de vídeomonitoramento, instaladas no quadrilátero central e ao longo da Rua 14 de Julho.

O efetivo vai, portanto, atuar em pontos base e rondas com emprego de logística, inclusive com uso de drones para captura de imagens.

Realizam-se, portanto, Blitz em conjunto entre Guarda Civil Metropolitana, Agetran e Detran, nas principais vias de acesso aos bairros. As blitzes também ocorrem, contudo, em pontos com maior aglomeração. Ou melhor, nos altos da Avenida Afonso Pena, Avenida Duque de Caxias, Mirante do Aeroporto, Avenida Noroeste, a Orla Morena. E, ainda, no entorno da antiga rodoviária.

O efetivo da GCM vai reforçar o patrulhamento preventivo nas praças, logradouros e terminais de transbordo.

Em nome do Conselheiro Municipal de Segurança do Centro, Rodrigo Hata destaca a importância desse reforço na segurança durante este período do ano. “Como conselheiro titular da Região Centro vejo a importância dessa operação durante a época de Natal e Ano Novo. O centro recebe um grande fluxo de pessoas para fazer compras e aproveitar as decorações e eventos festivos.”.

Cidade Segura

Campo Grande foi eleita a primeira cidade mais segura do país pelo Ranking Connected Smart Cities, elaborado com base em dados de 677 cidades, com mais de 500 mil moradores.

A Capital sul-mato-grossense recebeu, dessa maneira, a avaliação com base no melhor desempenho quanto ao número de homicídios. E, sobretudo, morte no trânsito, despesa com segurança, agentes por habitantes, monitoramento de riscos e centro de controle e operações.