Termo de cooperação celebrado no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 em MS
Representantes da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Sebrae/MS e Governo do Estado, além de demais autoridades participaram do lançamento do Plano Safra na segunda-feira (16)
Para conectar a produção de pequenos produtores rurais e outros empreendimentos do campo a empresas nos centros urbanos, o Sebrae/MS e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) firmaram um termo de cooperação (16). Então, a parceria foi celebrada na sede do Sebrae em Campo Grande, durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 em Mato Grosso do Sul.
O termo de cooperação apoia o aplicativo móvel “Mercado Solidário”, criado por professores e estudantes da UFMS nos cursos de Análise de Sistemas, Economia e Administração.
Dessa forma, a plataforma permite que empreendedores rurais e urbanos anunciem seus produtos e demandas, facilitando uma conexão direta entre eles, como uma “rodada de negócios virtual”. A partir da parceria com o Sebrae, o aplicativo receberá o cadastro de produtores rurais atendidos pela instituição.
Procura e processo
Tito Estanqueiro, diretor de Operações do Sebrae/MS, representou a instituição durante o evento e destacou a importância do fortalecimento da agricultura familiar.
Segundo o reitor da UFMS, Marcelo Turine, também conselheiro do Sebrae/MS, o aplicativo facilita a procura e processo de compra de produtos, fomentando o cooperativismo em Mato Grosso do Sul.
“Essa plataforma aproxima empreendedores da agricultura familiar com as empresas que precisam desses produtos. É uma maneira da gente potencializar o mercado com as comunidades indígenas, assentamentos, e com isso, fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul”, pontuou Turine.
“É muito importante essa parceria para que mais negócios se concretizem. Mas, o Sebrae fomenta negócios e sabe a importância do mercado, sabe que a agricultura familiar já é forte na sua natureza e precisa muitas vezes de chegar a canais de venda, ligando os produtores com o mercado consumidor. Assim, contribuímos mais uma vez, com todo o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, complementou o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.
Contudo, o “Mercado Solidário” já está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos. Nele, o usuário pode inserir fotografias e a descrição dos produtos para venda e anunciá-los.
Sendo assim, em caso de interesse por compradores, a negociação direcionada para o aplicativo de mensagens WhatsApp. Para mais informações sobre a plataforma, os interessados podem acessar a página.
Agricultura familiar em debate
Ainda na data, a sede do Sebrae foi palco para o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 em Mato Grosso do Sul, uma iniciativa da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) que prevê um conjunto de medidas voltadas aos povos do Campo, das Águas e das Floresta como crédito mais vantajoso para financiar a produção agrícola.
“O plano safra foi construído ouvindo os produtores da agricultura familiar brasileira o que traz consistência para as medidas. O documento considerou as necessidades específicas cada segmento, olhando para a transição ecológica e para o fundo garantidor. Então, é um plano importante que traz recursos para o pequeno produtor com linhas de crédito competitivas e agora nós temos que levar isso até ele, para que consiga acessar e fomentarmos ainda mais a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck.
Fonte: progresso