Sebrae 2023 Inovando caminhos para empreender
A estratégia para 2023 do Sebrae para pequenos empreendedores já contempla mais de 1.600 ações planejadas apenas para o primeiro semestre, em todo o estado.
Durante o “Sebrae 2023 Inovando caminhos para empreender”, a entidade apresentou as ações para fomentar o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios neste ano em MS, além de parcerias com o Poder Público do estado e municípios.
Por isso, no evento onde realizadas quatro assinaturas, sendo o termo de compromisso entre Sebrae e prefeituras do programa Cidade Empreendedora; termo de compromisso entre Sebrae e Sistema Faems para realização do Programa Transformação. Assim como, protocolo de intenções entre Semadesc e Sebrae para fomento da ciência, inovação e tecnologia. Incluindo o termo de cooperação técnica entre Iagro e Jucems para integração junto à REDESIM.
Sendo assim, a assinatura do Termo de Compromisso entre Sebrae e Sistema Faems visa a realização de um novo ciclo do programa transformação, para melhorias na gestão das associações comerciais. Para a nova edição do programa, estão inscritas associações de 50 municípios.
Iagro e Jucems
A partir do termo de cooperação técnica, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (IAGRO) que compõe o grupo de órgãos licenciadores que integram a REDESIM no estado, sendo a rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios.
Então, a entrada da Iagro que simplifica e acelera o processo de formalização de empresas em MS. Mas, os registros, licenciamentos e cadastros empresariais feitos no órgão e agora através do Sistema Integrar, o processo realizado de forma automática pelo sistema.
Semadesc e Sebrae/MS
Para fomento da ciência, inovação e tecnologia foi assinado o protocolo de intenções entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria De Estado De Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia E Inovação (Semadesc). Além da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, junto ao Sebrae.
Aliás, a medida visa a implementação de iniciativas para empreendedores, empresários, pesquisadores e gestores públicos. Dessa forma, a iniciativa está dividida em três linhas temáticas, conforme o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça.
“Gestão do pequeno negócio, gestão do ambiente favorável, criando oportunidades, apoiando a criação de Leis para o pequeno negócio. Além da cultura empreendedora, junto aos professores, mostrando a importância de fazer com que os alunos, futuros empreendedores formados dentro das escolas”.
Sendo assim, pelo programa Cidade Empreendedora, o Sebrae assinou compromisso com 42 cidades.
“Estamos com edital em aberto, temos 10 candidatos e esperamos mais para fechar. Mas, o Programa é um acelerador do desenvolvimento no município em trabalho com a sociedade. Além dos mais de 32 que a gente já trabalha. No total vamos trabalhar com 42 prefeituras esse ano”, destacou Cláudio Mendonça.
Fonte: sebrae ms