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O serviço de telemedicina veterinária permite aos tutores de cães, gatos, pássaros, peixes e demais animais de estimação a ter consultas virtuais

SAÚDE PET: Amazon considera ter veterinários por teleconsulta

A Amazon pode recorrer à Pawp para impulsionar possível oferta de telemedicina veterinária na época natalina,

A Amazon está pensando em expandir ainda mais seus negócios, e cogita, agora, oferecer serviços de veterinários por teleconsulta para competir com o Walmart, que, recentemente, passou a oferecer o benefício a assinantes do Walmart+, segundo a CNBC.

A gigante do e-commerce já havia expandido seus negócios para o ramo da saúde humana ao adquirir a One Medical. A Amazon também domina o setor de alimentos para pets e suprimentos

Contudo, até agora, a empresa não investiu de forma significativa em saúde de pets. Mas que se espera elevar o crescimento do mercado pet. Avaliado hoje em US$ 137 bilhões (R$ 685,8 bilhões em conversão direta).

Teleconsulta para pets

  • O serviço de telemedicina veterinária permite aos tutores de cães, gatos, pássaros, peixes e demais animais de estimação a ter consultas virtuais com veterinários e técnicos veterinários;
  • As consultas para os pets são similares à telemedicina humana;
  • Há alguns meses, a Walmart assinou contrato com a Pawp, empresa de telemedicina veterinária, para oferecer o serviço gratuitamente aos assinantes do Walmart+;
  • A oferta vai expirar em 19 de novembro, menos de uma semana da Black Friday e próximo ao início da temporada de compras natalinas para animais de estimação.

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Amazon dará chapéu no Walmart?

A Amazon pode recorrer à Pawp para impulsionar possível oferta de teleconsulta veterinários na época natalina. Pois a empresa provou que pode atuar em larga escala com grandes varejistas.

Assim a gigante varejista pode, ainda, firmar parceria com uma das dezenas de outras startups de telessaúde pet disponíveis no mercado. Ou, até mesmo, criar sua própria empresa especializada, algo feito pela Chewy quando passou a oferecer o serviço durante a pandemia de Covid-19.

Ao passo em que os esforços para expandir seu negócio de cuidados de saúde humana terem mostrado resultados mistos. Além disso, a companhia de Jeff Bezos indicou que o mercado pet é prioridade.

Meses atrás, a Amazon não poupou investimentos em comovente comercial exibindo o resgate de um cão e de sua nova família comprando suprimento para o pequeno no e-commerce da varejista. A campanha foi mais cara ainda porque foi veiculada no Superbowl, a tradicional final da NFL nos EUA. A Amazon não quis comentar o assunto com a CNBC.

Crescimento do setor

A luta da Amazon para entrar cada vez mais no negócio de serviços para pets só aumenta a competitividade entre varejistas. Que brigam para ampliar suas ofertas para este setor.

Enquanto algumas empresas aumentam as ofertas de alimentação e brinquedos para animais, Chewy, Walmart e Petco. Por exemplo, investem pesado em saúde animal para seguirem competitivas e aumentarem sua fatia de mercado.

O mercado pet dos EUA deve subir para US$ 200 bilhões (pouco mais de R$ 1 trilhão) no fim da década, com a saúde animal conduzindo esse crescimento. Segundo pesquisa da Bloomberg, aponta a CNBC.

A Chewy está focada em desenvolver ofertas de prescrição, seguros e telessaúde para pets, enquanto a Petco balizou-se em sua presença física para desenvolver seu setor de clínicas veterinárias e centros de banho e tosa, o que a tornou como um dos principais provedores veterinários dos EUA.

Já o Walmart, além de sua parceria com a Pawp, anunciou, recentemente, planos para abrir um centro de serviços para pets em Dallas, Georgia (EUA), como parte de plano-piloto que pode virar algo ainda maior. Conforme a varejista informou à CNBC anteriormente.

O centro, que terá atendido por funcionários da empresa de cuidados veterinários e produtos pet PetIQ, que proverá variedade de serviços veterinários, como exames de bem-estar, limpeza de dentes e tosa.

Avançar no setor

É possível que, uma vez que a Amazon avance no setor e passe a oferecer os serviços de telemedicina animal, ela pode ter abordagem similar ao do Walmart e, quem sabe, colocar o benefício à disposição dos assinantes do Amazon Prime.

O ponto-chave de Amazon Prime e Walmart+ são as entregas gratuitas ilimitadas. Contudo, eles também oferecem várias vantagens projetadas para incentivar as assinaturas e reduzir a rotatividade.

As vantagens que as empresas ofertam com seus serviços de assinatura. Como o Grubhub+ no Prime ou a Pawp no Walmart+, também são desenvolvidas para diferenciar as duas ofertas e manter os serviços de assinatura competitivos.

Especialistas veterinários exigem mudanças

Todavia, há quem não concorde com os novos serviços de telemedicina pet. Segundo veterinários, eles podem trazer riscos à saúde animal.

A Dra. Lori Teller, ex-presidente da Associação Médica Veterinária Americana e professora de telessaúde na Universidade Texas A&M, alegou que a telemedicina veterinária pode ser benéfica. Mas ela se preocupa que as companhias possam usar o serviço para guiar vendas de produtos para animais.

“É aí que podemos ter problemas com atrasos no tratamento ou diagnósticos errados, especialmente quando a ênfase está mais no produto do que na melhor coisa para o animal. Aqueles que prestam aconselhamento geral e serviços de triagem são benefício para a profissão, definitivamente ajudam em problemas fora do expediente ou se você estiver tendo um dia muito ocupado”. Disse, Dra. Lori Teller, ex-presidente da Associação Médica Veterinária Americana e professora de telessaúde na Universidade Texas A&M, em entrevista à CNBC.

Obstáculos e burocracia

Uma série de leis estaduais e federais que regem a telemedicina pet, bem como o que os veterinários podem fazer se nunca viram o animal pessoalmente, tem sido obstáculo à expansão do serviço.

Por conta disso, há cada vez mais lobby de especialistas para mudar as regulamentações locais. Giganyes, como Chewy e Mars Veterinary Health, esta última subsidiária do grupo de alimentos e doces para animais de estimação Mars, fazem coro ao lobby e ajudaram a financiá-lo. Aliás, a Amazon é outra que pode entrar na briga.

Por enquanto, em 2023, Amazon e afiliadas gastaram cerca de US$ 430 mil (R$ 2,15 milhões) em esforços de lobby visando a “supervisão da saúde digital”, a “telemedicina” e a Food And Drug Administration (FDA, a Anvisa dos EUA). Esses dados, são oriundos dos relatórios do Senado estadunidense.

Fonte: olhardigital