Você está visualizando atualmente Sanesul vai adicionar flúor na água que abastece Sidrolândia
Processo de fluoretação consiste na adição controlada de um composto de flúor na água distribuída à população

Sanesul vai adicionar flúor na água que abastece Sidrolândia

Definiu-se que a cobertura do abastecimento deverá ampliar para mais seis municípios

O flúor na água das casas. É isso que os moradores de Sidrolândia terão a partir de agora. Dessa forma, a fluoretação na água é uma importante medida para a saúde de uma população. A fluoretação de água no abastecimento público é uma ação bastante importante. Fato reconhecido no que se refere ao declínio da prevalência da cárie dentária.

Assim, em reunião no início de agosto definiu-se que a cobertura do abastecimento deverá ampliar para mais seis municípios. Desse modo, instituído pelo Governo de Estado, a decisão anunciada é de responsabilidade do Sanesul, do Comitê de Monitoramento da Fluoretação da água, e  conta com participação do CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul).

 

Sidrolândia e outros municípios

Beneficiando mais de 152 mil pessoas, os municípios que passarão a contar com a fluoretação. Entre as cidades estão: Sidrolândia (60.000 habitantes), Miranda (28.000) e Anastácio (25.000). Além de,  Sete Quedas (11.000), Porto Murtinho (18.000) e Guia Lopes de Laguna (10.000).

Essa medida  existe há tempos, através da Lei Federal Nº 6.050, de 24 de maio de 1974. A Leie dispõe sobre obrigatoriedade da fluoretação da água em sistemas públicos de abastecimento. Isso por conta do custo,  a maioria dos municípios do Brasil não tem esse procedimento. Atualmente,  no estado de Mato Grosso do Sul,  apenas 19 municípios tem flúor na água encanada.

60% de ocorrência de cárie dental

A odontóloga Etiene Osiro, responsável pela Saúde Bucal do município, ressaltou a importância dessa conquista para Sidrolândia, visto que segundo a Organização da Saúde, ela chega a reduzir em torno de 60% de ocorrência de cárie dental. “É uma conquista muito grande, estamos felizes, porque sabemos que vamos colher o fruto desse trabalho”.

O processo de fluoretação consiste na adição controlada de um composto de flúor na água distribuída à população, com a finalidade de elevar sua concentração até um determinado valor, estabelecido como efetivo na prevenção da cárie dentária. Etiene esclareceu como é feito esse processo no organismo.

Flúor sobre os dentes

“O flúor estará disponível na água da população, tanto para beber quanto na hora de se  alimentar, pois os alimentos serão preparados com essa água fluoretada. Esse flúor que é ingerido ele vai para a corrente sanguínea, e volta para a cavidade bucal através da saliva, então a saliva constantemente vai estar liberando o flúor sobre os dentes”, explicou.

A fluoretação da água de abastecimento público representa uma das principais e mais importantes medidas de saúde pública no controle da cárie dentária. A previsão é disponibilizar esse benefício no sistema, ainda no segundo semestre deste ano.