Você está visualizando atualmente Saiba como organizar a vida financeira neste início de ano
Se não deu tempo de se organizar financeiramente agora, anote estas dicas para começar 2023 com uma situação mais confortável

Saiba como organizar a vida financeira neste início de ano

Especialistas destacam que organização é primordial, e deve ser feita ao longo de todo o ano

Começar o ano no azul pode ser um desafio para quem costuma gastar a mais durante a época de recesso e festas, mas não é nada que um bom planejamento para organizar a vida financeira não possa resolver.

Assim, especialistas destacam que organização é primordial – e deve ser feita ao longo de todo o ano. Portanto, se não deu tempo de se organizar financeiramente agora, anote estas dicas para começar 2023 com uma situação mais confortável.

1. Se tiver dívidas, procure juros menores

Antes de tudo, identifique o perfil das dívidas e o quanto de juros paga por elas. Aliás, o ideal é verificar se é possível trocar dívidas mais caras pelas mais baratas, destaca Rodrigo De Losso, professor titular do Departamento de Economia da FEA-USP.

“É possível verificar com o banco se há modalidades de empréstimo pessoal a juros mais baixos”, diz o especialista. A troca é ideal, por exemplo, no caso de endividamento no cartão ou cheque especial, que têm os maiores juros.

Se há diversos tipos de dívidas, a ideia do empréstimo pode também concentrá-las em apenas um ponto e facilitar o pagamento, aponta o professor.

Outra saída é “aumentar as parcelas para diminuir o valor pago por mês a algo possível”, completa.

2. Negocie e seja realista

Já para aqueles que não têm dinheiro ou perderam o emprego e não conseguem quitar as dívidas, é preciso ser realista e verificar o quanto será possível pagar, diz Ricardo Teixeira, coordenador do MBA de Gestão Financeira da FGV.

Ao falar com os credores, a “negociação precisa ser bem feita, de modo que consiga cumprir”. Do contrário, ele destaca que haverá multas e penalidades, o que aumentaria as dívidas.

Para aqueles que dispõem décimo terceiro e, em alguns casos, férias, esse é o momento de utilizar esses recursos como “alavanca para voltar ao azul”, destaca Teixeira.

Outra dica que ele dá para fugir dos juros do endividamento é vender bens. “Desfazer de bens para deixar de pagar juros”.

3. Anote tudo o que gasta e recebe

Logo após verificar as dívidas e tentar quitá-las ou diminuir seus juros, o ideal é organizar toda a vida financeira para não cair em mais gastos excessivos e manter uma boa gestão dos recursos durante o ano.

O primeiro passo é anotar todas as contas e rendimentos do mês, aponta Teixeira. Então, verifique o dinheiro que ingressa, salário, ganhos por fora, por exemplo, e o que é necessário pagar, como água, luz, telefone, impostos, despesa com alimentação e as dívidas parceladas, seja no cartão ou empréstimo.

Fonte: CNN