“Este volume é superior à maioria de todos os países anteriormente com pesquisas na Europa e posiciona o Brasil como um dos países que mais desperdiçam comida no mundo”
Você sabia que, no Brasil, 128,8 kg são de desperdícios de comida por ano, por família? Esse dado faz parte do relatório Intercâmbio Brasil-União Europeia sobre desperdício de alimentos, realizado pela Embrapa. Ainda segundo o estudo, “este volume é superior à maioria de todos os países anteriormente com pesquisas na Europa e posiciona o Brasil como um dos países que mais desperdiçam comida no mundo”. Assim, um paradoxo com a insegurança alimentar que existe no país.
Em 2022, o Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil revelou que 33,1 milhões de pessoas não têm garantido o que comer — o que representa 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome. Conforme o estudo, mais da metade (58,7%) da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau: leve, moderado ou grave.
Aliás, com um cenário cruel como esse, é impensável jogar comida no lixo. E já é sabido que os exageros de preparos nas festas de fim de ano elevam esse hábito. Por isso, planejar é palavra de ordem, e um comportamento que deve ser seguido todos os dias do ano.
Confira dicas para a ceia de réveillon sem desperdícios de comida:
– Faça um prato que a sua família comeria por completo em uma única refeição, nada de dobrar a quantidade (e geralmente é assim que acontece, não?)
– Eleja um prato principal, não há necessidade de fazer peru, tender e bacalhau, essa fartura é sobra na certa. Um peru de 2kg, por exemplo, é suficiente para servir 8 pessoas
– Se for usar verduras com talo, separe-os para uma outra receita, como preparo de uma torta ou sopa
– Fique de olho na sobremesa também: uma torta serve oito pessoas, então combine que você vai levar um doce no jantar e uma outra família, no almoço
– Portanto, o que sobrou da ceia deve ser logo guardado na geladeira para evitar que estrague. A comida pode ficar guardada lá por dois dias, na primeira prateleira de cima (que refrigera melhor), ou então usar o que restou em um segundo preparo
– O tradicional peru, por exemplo, pode dar origem a uma torta (veja receita abaixo), ser usado em recheio de tortas, panquecas ou ainda para fazer um arroz de forno ou canja. Além disso, o tender usar no preparo de pastinhas ou patês, e o bacalhau pode ser desfiado e usado em receita de arroz com brócolis e bacalhau
TORTA DE LIQUIDIFICADOR
Ingredientes da massa:
– 1/2 xícara (chá) de óleo
– 1 ovo
– 6 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo
– 1 pitada de orégano
– 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
– 1 xícara (chá) de leite
– sal
Ingredientes do recheio:
– o que sobrou do peru
– 1 lata de milho
– 10 azeitonas
– 1 tomate picado (sem sementes)
– 1 colher (sopa) de azeite
– ½ cebola
– sal
Preparo:
É o mais fácil de todos. Coloque todos os ingredientes da massa no liquidificador e bata. Em uma vasilha, junte os ingredientes do recheio e misture bem. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma média e despeje metade da massa, ponha o recheio e cubra com o restante da massa. Assim, deixe no forno por cerca de 40 minutos ou até dourar.
Fonte: Camila Kneip, nutricionista