Aqui estão as principais soft skills em que você deve focar para ter sucesso no futuro mundo do trabalho
Mas com a mais nova onda de tecnologia, o trabalho se tornará mais humano, não menos, os locais de trabalho automatizarão tarefas manuais e repetitivas, mas as pessoas ainda serão essenciais para as tarefas que dependem de habilidades humanas que os computadores ainda não podem replicar.
À medida que a inteligência artificial e os robôs continuam a compartilhar o trabalho com as pessoas, quase todos os empregos vão mudar – e o ritmo dessa mudança continuará a acelerar conforme entramos na quarta revolução industrial.
Assim, as pessoas que terão mais sucesso nesse ambiente do futuro são aquelas que cultivam soft skills relacionadas à forma como pensamos, trabalhamos e nos relacionamos com outras pessoas.
Aqui estão as 16 principais habilidades em que você deve focar para ter sucesso no futuro mundo do trabalho:
1. Pensamento crítico – A capacidade de encontrar dados confiáveis e usá-los para tomar decisões.
2. Julgamento e tomadas de decisão complexas – A princípio, Compreender o impacto mais amplo das decisões.
3. Inteligência emocional e empatia – A capacidade de estar ciente e em controle das suas emoções e das emoções dos outros.
4. Criatividade – A capacidade de imaginar, sonhar e gerar novas ideias.
5. Colaboração e trabalho em equipe – Integrar e trabalhar bem com os outros.
6. Habilidades de comunicação interpessoal – Ser capaz de ouvir, entender e transmitir suas ideias.
7. Trabalho flexível – Navegar na gig economy (o ambiente de trabalho flexível do futuro).
8. Adaptabilidade e flexibilidade – Ter uma mentalidade adaptável e estar aberto a mudanças no local de trabalho.
9. Inteligência cultural e consciência de diversidade – Ter consciência da diversidade e do fato de que os locais de trabalho estão se tornando mais diversos, e ser capaz de se relacionar com os outros e trabalhar efetivamente com pessoas de diferentes origens e experiências.
10. Consciência ética – Compreender as implicações éticas do trabalho e da tecnologia em clientes, funcionários e outras partes interessadas (incluindo o meio ambiente).
11. Liderança – Se destacar em grupos de liderança (no topo de uma organização e em toda a empresa).
12. Gerenciamento de marca pessoal e networking – Construir relacionamentos, aumentando sua rede e mantendo sua reputação online e offline.
13. Gestão do Tempo – Tornar-se mais eficaz e eficiente na forma como trabalha.
14. Curiosidade e aprendizado contínuo – Manter uma mentalidade de crescimento e garantir que continuemos a aprender e crescer, pessoal e profissionalmente.
15. Incorporação das mudanças – Ser capaz de aceitar e gerenciar mudanças à medida que elas surgem no local de trabalho.
16. Cuidado consigo mesmo – Encontrar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e cuidar da sua saúde física e mental.
Fonte: Forbes