De janeiro até agora, 54 turmas foram realizadas com 534 participantes em 25 municípios
Diante das altas temperaturas marcadas em Mato Grosso do Sul, os produtores e trabalhadores rurais precisam se estar em alerta com a possibilidade de incêndios na área rural, assim voltado para essa prevenção, o Senar/MS oferece dois cursos de combate a incêndios me propriedades rurais.
Assim, uma das principais ações a realizar nas propriedades são os aceiros ao redor das áreas protegidas. Como reservas legais e de preservação permanente, e ao redor das construções da propriedade.
“Importante manter equipamentos disponíveis como abafadores, tratores, tanques, caminhão pipa, avião agrícola e outros, para impedir o avanço das chamas. E a capacitação das equipes é necessária para evitar os focos sempre”. Comentou Lucas Galvan, superintendente do Senar/MS.
Aliás, o Sistema Famasul, por meio do Senar/MS, oferece gratuitamente os cursos de “Coordenador de Brigadas de Incêndio em Áreas Rurais” e “Prevenção e Combate a Incêndios Florestais nas Áreas Rurais”.
Aliás, com ação abrangente em todo o estado, por meio dos 69 sindicatos rurais, a instituição intensificou sua rede de contatos para que as informações sobre os focos de incêndio cheguem o mais rápido possível aos órgãos competentes e que seu combate seja efetivo.
Senar/MS: Prevenção e combate aos incêndios
De janeiro até agora, 54 turmas foram realizadas com 534 participantes em 25 municípios. Água Clara, Angélica, Aparecida do Taboado, Bataypora, Bela Vista, Bonito, Brasilândia, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dois Irmãos, Figueirão, Jardim, Miranda, Nova Andradina, Paranaíba. Também Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Selviria, Sidrolândia, Taquarussu, Três Lagoas.
Além dos cursos, a Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, possui mais de 380 técnicos de campo que visitam mais de 8,3 mil propriedades em todos os municípios do estado. Assim dia a dia visando a produção sustentável e uma gestão inteligente. Além disso, as visitas também servem como orientação dos profissionais aos produtores. Sobre esses cuidados tomados nessa época com mais focos de incêndios no estado.
Portanto, para aderir às capacitações gratuitas, os produtores podem buscar os Sindicatos Rurais dos municípios. Que aliás, são as instituições parceiras do Senar nessa força-tarefa. Acesse o site senarms.org.br.
Fonte: g1