Primeira etapa do projeto contempla 10 empreendimentos nas regiões de Miranda, Aquidauana, Nhecolândia e Corumbá
O Sebrae/MS, via programa , e a Fundação de Turismo de MS se uniram para apoiar a realização da Rota Gastronômica Pantaneira, um itinerário para turistas que querem conhecer a região pantaneira do estado e provar os seus sabores.
Dessa forma, com pratos tradicionais preparados no fogão a lenha junto à influência dos peões que saem em comitiva conduzindo o gado pelas áreas alagadas do Pantanal, a gastronomia produzida na região é resultado de uma cultura única.
Por isso, o roteiro do itinerário pensado e desenvolvido pelo chef sul-mato-grossense Paulo Machado, em parceria com a jornalista gaúcha Tati Feldens e o professor de Gastronomia e chef sergipano, Moacir Sobral.
O projeto, lançado em dezembro de 2022, contemplou importantes regiões do Pantanal, como Miranda, Aquidauana, Nhecolândia e Corumbá. A rota oferece uma imersão na culinária sul-mato-grossense, com pratos caipiras, regionais e também influenciados pela proximidade com a fronteira do Paraguai e Bolívia.
Enxergando o potencial do turismo gastronômico aliado ao bioma.
Rota Gastronomica Pantaneira 8604 MS
Chef Paulo Machado (no Centro) é um dos idealizadores da Rota, que leva em consideração a vivência e sabores do dia a dia dos pantaneiros.
Então, na primeira edição do projeto, selecionados 10 empreendimentos destas regiões, que em comum, preservam suas origens rurais. Mas, eles receberam visitas técnicas da equipe, com treinamentos e aulas-show.
Após, foram eleitos, em cada um dos estabelecimentos participantes, um prato carro-chefe. O resultado é uma imersão na culinária do bioma, levando em conta a vivência e sabores do dia a dia dos pantaneiros. Contudo, junto à gastronomia, é possível ter uma experiência completa no Pantanal, com outros atrativos, como cavalgadas, caminhadas na mata, passeios de barco e observação da vida silvestre.
“A Rota Gastronômica Pantaneira é um trabalho na linha de inovação de produtos turísticos, que precisam ir além da experiência de natureza para incluir a experiência gastronômica e cultural. A parceria com o chefe Paulo Machado inclui a gastronomia como um item de agregação de valor às nossas pousadas pantaneiras, o que é extremamente importante para nosso turismo e para o nosso bioma que passa a ter destaque não apenas por sua beleza, mas também pela cultura e modo de vida do homem pantaneiro”, detalha a coordenadora do Programa Pró Pantanal do Sebrae/MS, Isabella Montello.
Com o sucesso do projeto, novos empreendimentos convidados a participar de uma nova edição em 2023. O chef Paulo Machado, um dos idealizadores da Rota Gastronômica Pantaneira, menciona que a segunda fase do projeto se chamará “Etapa das Águas”.
Sendo assim, nela, selecionados outros 10 empreendimentos para participar do projeto, com foco nos negócios localizados próximos aos rios do Pantanal sul-mato-grossense.
Rota Gastronomica Pantaneira 7869 MS
Junto à gastronomia dos estabelecimentos, é possível ter uma experiência completa no Pantanal, com outros atrativos, como cavalgadas e observação da natureza
“Desta vez será a chance para mostrarmos todo o potente cenário do turismo pantaneiro ligado ao universo das águas. Restaurantes beira-rio, barco hotéis, pousadas pesqueiras, as cidades que nascem as margens do Rio Paraguai como Porto Murtinho e Corumbá, serão o alvo desta segunda edição da Rota Gastronômica que traz de forma pioneira a gastronomia local como motriz para o turismo”, enfatizou o chef.
Conforme ele, o projeto trouxe diversos benefícios para o estado, como a valorização da cultura local, a geração de emprego e renda para os profissionais envolvidos na cadeia produtiva da gastronomia, a atração de turistas interessados em conhecer a culinária pantaneira, e a divulgação da região em âmbito nacional e internacional.
Conheça os pratos da Rota Gastronômica Pantaneira
Fazenda Sao Francisco Prato Queijo de Doce de Leite de Bufala
Hotel Fazenda Baia das Pedras Prato Sarrabulho
Pantanal Experiencia Prato File de Pintado com Creme de Cumbaru
Pantanal Jungle Lodge – Prato Caldo de Piranha, abóbora, mandioca e carne oreada
Pousada Aguapé – Prato Requeijão de Corte
Pousada Pioneiro Prato Macarrao de Comitiva
Recanto Vale do Sol Prato Pacoca de carne de sol com banana da terra
Refugio da Ilha Ecolodge Prato Delicia do Refugio
Terroir Pantanal Prato Mini Torre Pantaneira
Dentre as receitas apresentadas durante a Rota Gastronômica Pantaneira, destacam-se pratos típicos como a carne seca de sol, o arroz carreteiro, a paçoca de carne seca, a sopa paraguaia, o caldo de piranha, o puchero, entre outros.
Fonte: gov.ms