Rota Bioceânica é destaque na Missão Ásia
A Rota Bioceânica é destaque na Missão Ásia para comércio e investimentos em MS. Ou seja, uma conexão entre dois oceanos que pode reduzir em até 1/4 o tempo de entrega de mercadorias entre continentes distantes, além de baratear consideravelmente o custo final do produto. O potencial desenvolvimentista da Rota Bioceânica, que os sul-mato-grossenses já conhecem muito bem, agora chega ao conhecimento de um dos principais mercados do mundo atualmente: a Índia, que passa por um momento de exponencial crescimento.
Apresentar os potenciais da Rota para o comércio entre Ásia, América do Sul e Brasil foi uma das primeiras iniciativas da missão sul-mato-grossense. Além disso, a missão busca abrir novos mercados para os produtos regionais até a próxima semana na Ásia. Ainda mais, visa atrair investimentos privados para o Estado.
“Chegamos hoje de madrugada e já tivemos um dia extenso”, comenta o governador Eduardo Riedel, acompanhado da comitiva. Ademais, as agendas importantes deram o tom da perspectiva comercial entre Índia, Mato Grosso do Sul e o Brasil. A Índia cresce a taxas enormes, assim como nosso Estado, e possui uma população gigantesca. Além disso, há várias complementariedades empresariais entre as regiões, segundo Riedel.
Índia é o país mais populoso do planeta
Com população superior a 1 bilhão de pessoas, a Índia recentemente ultrapassou a China e é o país mais populoso do planeta. O crescimento econômico vertiginoso pelo qual passa também o coloca, ao lado do vizinho chinês, em posição futura privilegiada no mercado.
“Já fomos a Mahindra, importante fabricante de tratores e equipamentos, e que tem uma série de novas empresas cuja perspectivas estão muito alinhadas às demandas de Mato Grosso do Sul. Aqui pudemos apresentar a Rota Bioceânica, que é importantíssima. Todos ficaram impressionados com as possibilidades que se avizinham, de um novo eixo de trânsito de bens e mercadorias, que sem dúvida nenhuma vai ser extremamente importante para nosso Estado”, explica Riedel.
As agendas na Índia incluem, além de tratativas comerciais com o empresariado indiano, visitas oficiais à autoridades locais – parte delas já foram recebidas em Mato Grosso do Sul pelo governador Riedel, que agora retribui a visita. Um dos visitados foi o governador do Estado de Maharashtra, C.P. Radhakrishnan na capital estadual, Mumbai.
Contatos foram estabelecidos
“Começamos bem e pudemos ver bem a dinâmica empresarial local. O secretário Jaime Verruck (Desenvolvimento) já estabeleceu contatos para fazer intercâmbios em áreas como ciência, tecnologia e inovação, fora outras áreas de nosso interesse”, conclui o governador.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, também esteve presente no encontro e aproveitou a oportunidade para iniciar tratativas empresariais. Além disso, ele promoveu o intercâmbio entre empresas dos dois locais.
“O objetivo é esse, avançar nas discussões que envolvam o desenvolvimento do nosso Estado. Na mesa desde manhã, importantes projetos foram apresentados para importantes empresários de Mumbai. Entendemos que esse é o caminho para dar a oportunidade para que conheçam o Mato Grosso do Sul e também buscarmos ações de intercâmbio”, destaca Longen.
Além de Longen, Riedel e Verruck, a missão conta com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro. Além disso, participa o diretor de Relações Internacionais da Fiems, Aurélio Rolim. Ainda mais, integram a missão o diretor superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Maurício Saito. Por fim, Saito também é vice-presidente da Famasul.
Fonte: ALEMS