Risco de tempestades em algumas regiões de MS
De acordo com o Cemtec, há risco de tempestades em algumas regiões de MS, com ocorrência de descargas elétricas e rajadas de vento. Assim, a terça-feira (16) será de tempo instável no Estado, com previsão de sol entre nuvens e possibilidade de chuva ao longo do dia.
Campo Grande
Em Campo Grande, o dia começou nublado, com registro de chuva leve nas primeiras horas da manhã, em diversos pontos da cidade. Apesar do início encoberto, a capital deve ter períodos de sol ao longo do dia. A previsão indica muitas nuvens, com pancadas de chuva principalmente pela manhã e à noite. As temperaturas devem variar entre 22°C e 25°C.
Demais regiões do Estado
A instabilidade é provocada, principalmente, pelo avanço de uma frente fria, que favorece a formação de nuvens carregadas. Em áreas do centro-leste de Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva podem ultrapassar 40 milímetros em 24 horas.
Nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados, as temperaturas mínimas devem chegar a 18°C, enquanto as máximas podem atingir 32°C. Já nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas variam entre 21°C e 26°C, com máximas elevadas, que podem alcançar 37°C.
No bolsão, norte e leste do estado, os termômetros devem marcar mínimas entre 21°C e 24°C, com máximas de até 33°C. Ao longo do dia, os ventos podem variar entre 40 e 60 km/h em todo o estado, com possibilidade de rajadas acima de 80 km/h, especialmente durante a ocorrência de temporais.
Sobre o Cemtec
O Cemtec, Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul, é um órgão técnico vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Semadesc.
O centro é responsável por monitorar o tempo e o clima em todo o território sul-mato-grossense. Nesse sentido, mantém uma ampla rede de estações meteorológicas instaladas em vários municípios, as quais funcionam continuamente para coletar dados de temperatura, umidade, vento e precipitação. Assim, os técnicos do Cemtec analisam as informações coletadas e produzem boletins diários.
Fonte: Cemtec




