Aeronave KC-390 irá transportar para o país europeu 11 toneladas de suprimentos humanitários
A Força Aérea Brasileira FAB confirmou uma aeronave KC-390 Millenium vai partir na segunda-feira (7) resgatar brasileiros refugiados na Polônia, devido ao intenso conflito armado na Ucrânia.
De acordo com a FAB, a aeronave vai decolar com 11,5 toneladas de suprimentos humanitários. E vai retornar ao Brasil com alguns brasileiros repatriados. A ação é coordenada entre o Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores – MRE.
Cronograma da aeronavel KC-390
O cronograma previsto é que o KC-390 Millennium decole na parte da tarde. O avião tem previsão de fazer, portanto, escalas em Recife, Cabo Verde, Lisboa e Varsóvia, capital da Polônia e o destino final. O planejado é que a aeronave retorne ao Brasil na quinta-feira (10) pela manhã.
Na Ucrânia, existem aproximadamente 500 brasileiros que agora buscam, portanto, refúgio em países vizinhos. Alguns já conseguiram, no entanto, retornar ao Brasil. O governo federal, por meio do Itamaraty e da embaixada brasileira em Kiev, está aconselhando os brasileiros a pegarem trens que partem para países membros da Otan, como a Polônia.
Aeronave KC-390 já realizou algumas missões humanitárias internacionais
O KC-390 já realizou, no entanto, algumas missões humanitárias internacionais. A primeira grande delas ocorreu em 2020, quando uma aeronave deslocou-se para o Líbano onde entregou donativos para as vítimas da explosão que aconteceu no porto da capital Beirute. Outra ação internacional foi, portanto, o apoio emergencial à tragédia causada por um terremoto no Haiti.
Atualmente, a FAB conta com cinco unidades. Operaram, em suma, a partir de Anápolis, em Goiás. Ao todo, a força aérea vai operar 22 unidades após o total do pedido reduzir-se. E, ainda, um acordo formalizar-se entre os militares e a Embraer. E a posição adotada criou uma inédita crise entre ambos.
O Embraer C-390 Millennium é um avião para transporte tático logístico e reabastecimento em voo. Desenvolvido e fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, subsidiária do grupo brasileiro Embraer.